CAPS promove palestra com Mario Sergio Cortella

Filósofo falou sobre “A Arte de Liderar”.

 

    A Coordenadoria de Apoio aos Servidores (CAPS) realizou hoje (28) a palestra “A Arte de Liderar: Cinco Competências Essenciais”, com o filósofo, escritor e educador Mario Sergio Cortella. O evento, que aconteceu no Gade MMDC, contou com a presença de cerca de 400 pessoas, entre servidores, juízes e desembargadores, que lotaram o auditório do prédio.

    A abertura do seminário foi feita pelo coordenador da CAPS, desembargador Antonio Carlos Mathias Coltro, que agradeceu a prontidão com que Cortella aceitou o convite do Tribunal de Justiça de São Paulo. “Tenho certeza que teremos uma aula magnífica”, acrescentou.

    “Todas as vezes que tenho a oportunidade de participar de estruturas que funcionam como proteção da sociedade eu fico muito contente”, afirmou Mario Sergio Cortella ao início da exposição. Durante cerca de duas horas, ele falou sobre as diferenças entre chefia e liderança e as características dos líderes.

    De acordo com o palestrante, doutor em Educação pela PUC-SP, liderança não deve ser confundida com chefia, uma vez que chefes cobram obediência, enquanto líderes inspiram. “Por isso a liderança é uma atitude, e não um cargo, e pode estar presente em todos os níveis hierárquicos”, explicou. Para ele, a tarefa da liderança é procurar, em si e nos outros, a excelência. E ela é um horizonte, não um ponto de chegada. “Por isso Hitler nunca foi um líder. Ele não promovia a excelência, e sim a desunião.”

    Quando falamos sobre liderança, diz Cortella, estamos falando sobre uma arte que, como tal, exige sensibilidade. Ela não é um dom, pois não é “dada”. É obtida a partir de cinco competências essenciais: empreender o futuro, libertar a mente, elevar a equipe, recrear o espírito e inovar a obra. “Um bom líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar. Por isso uma organização tão importante como o Tribunal de Justiça de Justiça deve formar chefes que sejam líderes, para que haja admiração e estímulo na equipe”, finalizou.

    Em seu discurso de fechamento, o desembargador Mathias Coltro pontuou que “essa foi a palestra em que tivemos o maior número de desembargadores, que são lideranças dentro do TJSP, presentes. Todos que estão aqui vão inovar e trazer benefícios não só para a nossa instituição, como também para a população de São Paulo”.

    Estiveram presentes no evento o decano do TJSP, desembargador José Carlos Gonçalves Xavier de Aquino; os desembargadores Antonio Carlos Malheiros, Mário Devienne Ferraz, Ricardo Mair Anafe, Carlos Fonseca Monnerat; e os juízes Alice Galhano Pereira da Silva, Carla Themis Lagrotta Germano, Danielle Galhano Pereira da Silva, Fernanda Galizia Noriega, Heliana Maria Coutinho Hess e Luciana Antunes Ribeiro Crocomo.

    Mais fotos no Flickr

           

    Comunicação Social TJSP – AA (texto) / FV (fotos)

    imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP