Centro de Visitação Assistida é reinaugurado no bairro do Tatuapé

Espaço visa restabelecer convívio entre pais e filhos.

           

    A base da mesa de vidro, o quadro na parede e as plantas nos vários vasos que decoram a sala de espera fazem referência a árvores – raízes profundas e tronco forte que dão belos arbustos, flores e frutos, como uma família solidamente estruturada. A brinquedoteca simula uma casa, com cozinha, sala de estar, mesas e nichos com brinquedos e material para desenhar, mas sem paredes e sob um forro branco de espuma que lembra um “céu de algodão”. Assim é o novo ambiente do Centro de Visitação Assistida do Tribunal de Justiça (Cevat), reinaugurado hoje (28), ao lado do Foro Regional do Tatuapé, na Capital paulista.

    O Cevat é o local de encontros entre pais e filhos impedidos de ter convivência particular por motivos distintos. O projeto de renovação do espaço do Cevat, de autoria do arquiteto Paulo Alves, teve início em novembro de 2018 e foi executado em um esforço conjunto de vários escritórios de arquitetura e design de interiores, coordenados pela arquiteta Sandra Leise. O fio condutor de todo o trabalho foi o acolhimento. “A reforma deste espaço físico era fundamental para garantir o acolhimento dos guardiões, crianças e adolescentes”, afirmou a juíza Vivian Wipfli, coordenadora do Cevat. A intenção de todo o projeto é que, ao chegarem ao local, pais e filhos se sintam acolhidos.

    O coordenador da Infância e da Juventude do TJSP, desembargador Eduardo Cortez de Freitas Gouvêa, representando o presidente da Corte, agradeceu a todos pela dedicação e empenho no projeto. “Acolher uma criança ou um adolescente que judicialmente é obrigada a ter contato com pai e mãe é algo complicado. Aqui, há amor - e este sentimento é transmitido aos que aqui se reencontram.”

    No Cevat, pais e filhos se encontram em um espaço composto por sala de estar, biblioteca, brinquedoteca, sala de cinema, de games e de jogos, que formam um ambiente aconchegante e propício para a sensibilização e restabelecimento de vínculos saudáveis.  “Este espaço, como se apresenta agora, certamente constitui um ponto de partida para a reconstrução de um ambiente familiar”, declarou o desembargador.

    Prestigiaram o evento os juízes Cláudio Pereira França (diretor do Foro Regional do Tatuapé), Isabel Cardoso da Cunha Lopes Enei (3ª Vara de Ribeirão Pires) e Pedro Paulo Maillet Preuss (coordenador da Associação Paulista de Magistrados, representando o presidente); o secretário executivo da Promotoria de Justiça do Tatuapé, Wagner Juarez Grossi, representando o procurador-geral de Justiça; a conselheira estadual da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, Diva Gonçalves Zitto Miguel de Oliveira, representando o presidente; e o presidente da Associação Casa de Família, Cassiano Ricardo de Paula Campos.

    Mais fotos no Flickr.

    Comunicação Social TJSP – DM (texto) / RL (fotos)

    imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP