Corte paulista prestigia cerimônia de outorga da Ordem do Ipiranga ao ministro da Justiça

Evento aconteceu no Palácio dos Bandeirantes.

 

    O Tribunal de Justiça de São Paulo prestigiou a cerimônia de outorga da Ordem do Ipiranga, no grau Grã-Cruz, ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, ocorrida no Palácio dos Bandeirantes, nesta sexta-feira (28). A medalha tem como finalidade agradecer e homenagear cidadãos brasileiros e estrangeiros por seus méritos e contribuições ao Estado de São Paulo. A honraria ao ministro foi motivada pela parceria entre o Governo de São Paulo e o Ministério da Justiça do Governo Federal em operação que transferiu 22 chefes de facção criminosa para presídios federais, no começo do ano.

    Junto com o governador João Doria e o homenageado, o vice-presidente do TJSP, desembargador Artur Marques da Silva Filho, representando a Corte bandeirante, compôs a mesa de honra. Também integraram a composição o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Cauê Macris; o vice-governador, Rodrigo Garcia; o prefeito de São Paulo, Bruno Covas; o secretário-chefe da Casa Civil e chanceler da Ordem do Ipiranga, Antonio Carlos Maluf; a advogada Rosângela Wolff Moro; e a presidente do Conselho do Fundo Social, Bia Doria.

    O governador João Doria, agradeceu a presença do Poder Judiciário no evento. “Hoje é uma data mais que especial, estamos celebrando 50 anos da Ordem do Ipiranga”, afirmou.

    De acordo com o ministro Moro, as áreas da segurança pública têm trabalhado juntas: “Estabelecemos a meta de isolar lideranças criminosas. Isso tem um impacto, uma importância, e manda um recado de que o Estado e a sociedade não se intimidam diante de gangues criminosas”. Sobre o afastamento da Magistratura, o homenageado declarou que “não foi decisão fácil, foram 22 anos deixados para trás”. “O plano é consolidar os avanços contra a corrupção, avançar no enfrentamento do crime organizado e combater o crime violento. Essa é a missão com qual eu me comprometi e dessa missão não pretendo desistir”, ressaltou.

     Também prestigiaram o evento o corregedor-geral da Justiça em exercício, desembargador José Carlos Gonçalves Xavier de Aquino; e o decano do TJSP em exercício, desembargador José Damião Pinheiro Machado Cogan.

    Medalha Ordem do Ipiranga – É a honraria mais elevada de São Paulo, reservada aos cidadãos brasileiros e estrangeiros que prestaram serviços notórios aos paulistas e foi instituída pelo decreto nº 52.064/69 e regulamentada pelo Decreto nº 52.078/69, editados pelo governador Roberto Costa de Abreu Sodré. Ao todo, são cinco graus clássicos das ordens honoríficas: Cavaleiro, Oficial, Comendador, Grande-Oficial e Grã-Cruz, sendo a última a de mais alto grau.

 

    Comunicação Social TJSP – SB (texto) / FV (fotos)

    imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP