Judiciário prestigia troca no Comando Militar do Sudeste
Presidente da República estava presente.
A solenidade de hoje (3), prestigiada por integrantes dos três Poderes da República, inclusive com a presença do presidente Jair Bolsonaro, no Comando Militar do Sudeste (CMSE) – sob a condução do comandante general de exército Edson Leal Pujol – marcou a passagem de Comando Militar do Sudeste, do general Marcos Antonio Amaro dos Santos, que substituiu o general Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira. Na mesma cerimônia, o CMSE – um dos oito Comandos Militares de Área do Exército Brasileiro, com sede em São Paulo e responsável pela 2ª Divisão de Exército e pela 2ª Região Militar – inaugurou o retrato do general Ramos, que deixou o Exército para assumir o cargo de ministro na Secretaria de Governo da Presidência da República.
Além do presidente Bolsonaro, estavam presentes os generais da reserva do Exército Brasileiro Antônio Hamilton Martins Mourão (vice-presidente do Brasil) e Augusto Heleno Ribeiro Pereira (ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência); o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Dornelles Lorenzoni; o governador do Estado de São Paulo, João Doria; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin; o senador Major Olímpio; o secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, general João Camilo Pires de Campos; a coordenadora da 8ª Circunscrição Judiciária de Campinas e representante do TJSP no Comitê Executivo da Mulher Brasileira, desembargadora Ligia Cristina de Araújo Bisogni; o juiz Silvio Hiroshi Oyama, representando o Tribunal de Justiça Militar de São Paulo; o juiz da Vara da Família e das Sucessões da Comarca de Ribeirão Preto, Ricardo Braga Monte Serrat; o ex-presidente do TJM, coronel PM Antonio Augusto Neves; o chefe da Assessoria Militar do TJSP, coronel PM Sérgio Ricardo Moretti; além de todo o alto comando do Exército, representantes dos Poderes Executivo e Legislativo municipais, policiais militares e civis, advogados, empresários, familiares dos integrantes do Exército Brasileiro e imprensa.
Antes do desfile da tropa, fizeram uso da palavra o general Ramos e o presidente Jair Bolsonaro. O primeiro falou sobre a passagem pelo Comando Militar do Sudeste e sua expectativa “em dar um salto gigante rumo a um futuro mais promissor para o Brasil”.
O presidente da República enfatizou a “união como chave do sucesso do nosso Brasil” e atribuiu ao povo brasileiro a importância maior da Nação. “Devo isso a vocês, povo brasileiro, que são muito mais importantes que qualquer instituição nacional. Vocês que conduzem nosso destino. A vocês, povo brasileiro, e somente a vocês, eu devo lealdade absoluta. Contem comigo, porque eu sei que conto com vocês.” Também falou sobre a Reforma da Previdência, citou a Reunião do G20 e contou sobre sua convivência com o general Luiz Eduardo Ramos, que terá sob seu comando um dos ministérios mais importantes, responsável por fazer a articulação com o parlamento.
Comunicação Social TJSP – RS (texto) / RL, AD e RS (fotos)