TJSP na Mídia: Vice-presidente da Corte concede entrevista ao ConJur
Mudanças e modernizações foram temas abordados.
O portal Consultor Jurídico (ConJur) publicou, no último domingo (7), entrevista com o vice-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Artur Marques da Silva Filho. Destacando a informatização como um caminho sem volta e que trouxe benefícios aos jurisdicionados e magistrados, o magistrado discorreu, entre outros assuntos, sobre mudanças e modernizações na Corte bandeirante, a atual gestão e o orçamento do Tribunal. Leia a entrevista na íntegra.
“A informatização nessa última década trouxe ótimos benefícios para o jurisdicionado e permite que os julgadores sejam mais rápidos. É claro que ainda temos problemas relacionados ao sistema em si, mas o avanço já foi muito grande. Antes, se gastava milhões de reais com papel, uma fortuna. O nosso arquivo aqui do Ipiranga tinha 22 milhões de processos”, afirmou o vice-presidente.
Sobre os últimos dez anos, o desembargador avaliou avanços e um constante desenvolvimento. “No passado, havia quatro tribunais [além do TJ, os tribunais de alçada], cada um com um sistema de informática diferente, quatro bibliotecas, quatro orçamentos. Em 2004, com a Emenda 45, unificamos. Embora muitos critiquem, foi salutar, porque permitiu a unificação de todos os processos”, disse.
Comunicação Social TJSP - SB (texto) / MC (arte)
imprensatj@tjsp.jus.br