Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais: TJSP e o Instituto Cultural Barong realizam 200 testes

Ação aconteceu na Praça João Mendes Júnior.

        Em decorrência do Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, celebrado hoje (28), o Tribunal de Justiça de São Paulo, em parceria com o Instituto Cultural Barong, realizou, na última sexta-feira (26) testes gratuitos de hepatites B e C, sífilis e HIV. A ação aconteceu das 10h às 17h na Praça João Mendes Júnior e atendeu cerca de 200 pessoas, entre servidores, magistrados e público geral, que puderam fazer a coleta e receber os resultados no mesmo dia.
        Os exames foram realizados por uma equipe especializada do Instituto Barong. Os resultados, sigilosos, foram informados numa tenda fechada e individual. Além dos testes, a ação distribuiu gratuitamente guias informativos sobre IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), guia de cuidados para a saúde da mulher e preservativos feminino e masculino, além de autotestes para HIV. A equipe da SGP 4.3 – Coordenadoria de Apoio Administrativo aos Eventos de Promoção de Saúde, organizadora da ação, esteve presente durante todo o dia para auxiliar nos atendimentos.   
        N
o Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C, sendo que milhões de brasileiros são portadores dos vírus B e C e não sabem. Como existe o risco da doença evoluir para um quadro crônico, é importante que sejam feitos exames regularmente para detectá-la. No país, as hepatites são doenças de notificação compulsória, o que significa que as ocorrências devem ser notificadas pelos profissionais da saúde ao órgão responsável. Esse registro é importante tanto para mapear os casos como na hora de traçar planos de políticas públicas do setor.

        Comunicação Social TJSP – AA (texto) / FB (foto)
        i
mprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP