Presidência do TJSP elogia Comarca de Barretos

Família forense recepcionou presidente.  
 
        Depois de passar a manhã de sexta-feira (30) no Hospital de Amor, em Barretos – instituição filantrópica vinculada à Fundação Pio XII, referência nacional em tratamentos oncológicos –, em razão da doação de cinco motorhomes a serem utilizados na realização de exames e transporte de equipe multidisciplinar e de passageiros, o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, reuniu-se com os magistrados e servidores do Poder Judiciário local.
        Recepcionado pela juíza da 1ª Vara Criminal e diretora do fórum, Fernanda Martins Perpetuo de Lima Vazquez, acompanhada dos magistrados de Barretos Cláudio Bárbaro Vita (1ª Vara Cível), Carlos Fakiani Macatti (2ª Cível), Douglas Borges da Silva (3ª Cível), Luciano de Oliveira Silva (2ª Criminal), Luiz Antonio Dela Marta (Vara do juizado Especial Cível e Criminal), Hélio Alberto de Oliveira Serra E Navarro (auxiliar) e Senivaldo dos Reis Junior (substituto), além do juiz Fauler Felix de Avila (substituto da 18ª Circunscrição Judiciária – Fernandópolis), que se encontrava na comarca, o presidente Pereira Calças percorreu todos os cartórios e setores da comarca. Em Barretos há 59.371 processos em andamento (dados de julho/19) e, desse total, 32.784 são execuções fiscais. O município conta com 121.344 habitantes (IBGE).
        Para os magistrados e servidores o presidente do TJSP falou sobre as questões administrativas do Judiciário paulista e explicou, em especial, a dificuldade de novas nomeações em razão do alerta emitido pelo Tribunal de Contas do Estado, que com mudanças de cálculo, informou ao TJSP que a despesa total com pessoal atingiu 5,77% da Receita Corrente Líquida e, em consequência, a vedação do aumento de despesa com a criação. Também falou sobre a gestão voltada à economicidade que fez, e está fazendo, à frente do Judiciário paulista e que o levou a reduzir despesas de aluguéis e devolver prédios subutilizados já que os contratos, que vencem a cada cinco anos, haviam sido firmados em momento em que o mercado imobiliário estava muito aquecido. “Por isso surgiu a chance de renegociar as contratações e não podíamos perder a oportunidade de trazer economia aos cofres públicos, pois somos todos nós, contribuintes, que arcamos com os custos.”
        O presidente não só falou das dificuldades de gestão no Judiciário de São Paulo, dificuldades proporcionais ao tamanho do Tribunal paulista. Ele aproveitou a visita para conhecer os servidores, responder às dúvidas colocadas e, o mais importante, elogiar o que viu na Comarca de Barretos. Magistrados e servidores comprometidos com a eficiência da prestação jurisdicional, estrutura e espaços físicos adequados e, nas palavras do presidente, “integrantes do Judiciário que fazem o que gostam e, por isso, transmitem o verdadeiro significado do termo servidor público: aquele que serve à sociedade. O profissional que presta serviços diretamente ligados ao bem-estar da sociedade. Parabéns a todos!”

        Mais fotos no Flickr.

        Comunicação Social TJSP – RS (texto) / AC (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP