Cidade Judiciária de Campinas finaliza projeto de eficiência energética

Economia equivale ao plantio de 225 novas árvores.

 

        A Cidade Judiciária de Campinas finalizou, na última sexta-feira (30), projeto de eficiência energética que modernizou o sistema de iluminação de prédios públicos do complexo. Foram substituídas as lâmpadas de 4.115 pontos de iluminação por outras de tecnologia LED, mais eficientes e de maior durabilidade, que irão evitar a emissão de 37,5 toneladas de gás carbônico (CO2) – o equivalente ao plantio de 225 novas árvores – ampliando a eficiência energética do local e gerando uma economia anual de 507 megawatts-hora (volume de energia suficiente para abastecer cerca de 200 famílias por um ano). A vida útil de cada lâmpada instalada é cinco vezes maior do que a anterior.

        A ação faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) da CPFL Paulista, distribuidora de energia do Grupo CPFL Energia.  Durante a cerimônia de encerramento do projeto, a coordenadora da 8ª Circunscrição Judiciária – Campinas, desembargadora Ligia Cristina de Araújo Bisogni, e o juiz diretor do fórum de Campinas, Luiz Antonio Alves Torrano, falaram sobre a importância da ação para o Judiciário paulista e destacaram que, por meio do programa TJ Sustentável, a Corte estimula o consumo consciente de recursos naturais e bens públicos entre servidores, magistrados e as pessoas que frequentam os prédios do Judiciário. Em 2017, por meio da Portaria nº 9.396/17, o projeto se tornou uma política pública permanente. Entre as manifestações, também fez uso da palavra Paulo Eduardo de Almeida Godoy, coordenador de Apoio Técnico/Energia do Tribunal de Justiça de São Paulo (SAAB 1.7). Ele, que já presidiu a CPFL Geração, falou sobre o projeto e os planos futuros de o Tribunal de Justiça participar dos programas de eficiência energética desenvolvidos anualmente pelas concessionárias do Estado.

        O Programa de Eficiência Energética, regulado e fiscalizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), tem o objetivo de promover o uso eficiente da energia elétrica em todos os setores da economia por meio de projetos de preservação dos recursos naturais e promoção da educação sustentável.

 

        Comunicação Social TJSP – AA (texto) / Divulgação (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP