TJSP e Câmara Municipal de Itanhaém se unem no projeto “Conhecendo os Poderes”
Programa apresenta Legislativo e Judiciário a estudantes.
O fórum da Comarca de Itanhaém, por meio do projeto “Conhecendo os Poderes”, abriu suas portas para um grupo de alunos do 7º ano da escola municipal Silvia Regina Schiavon Marasca. A iniciativa, parceria entre os poderes Legislativo e Judiciário do município, tem como objetivo promover a cidadania entre os estudantes, por meio de visitas monitoradas à Câmara Municipal e ao prédio do Judiciário local.
A visita monitorada teve início na Câmara Municipal, onde os estudantes conheceram as instalações do prédio, os diversos departamentos do Legislativo e como funciona o Plenário. Em seguida, foram conduzidos até o fórum de Itanhaém e lá foram recepcionados por magistrados. No Salão do Júri, a juíza diretora do prédio, Helen Cristina de Melo Alexandre, apresentou às crianças diversos setores e falou das funções e atividades forenses.
“Esta é a primeira vez que recebemos alunos da escola municipal e eles ficaram muito animados com a visita” contou a juíza, que afirmou a importância do projeto na promoção do conhecimento e na vivência prática do que eles aprendem na escola. “Neste contato com os poderes, principalmente o Judiciário, a intenção é criarmos proximidade e não distanciamento. É uma forma de eles conhecerem a Justiça sem constrangimentos ou somente por alguma situação conflituosa, o que pode servir de inspiração e contribuir para a formação deles como cidadãos”, destacou a magistrada.
O juiz da 1ª Vara, Paulo Alexandre Rodrigues, também esteve presente e participou tirando dúvidas dos alunos. Acompanharam a visita promotores de justiça, advogados e policiais civis e militares, que mostraram viaturas e equipamentos, interagindo com as crianças.
O projeto “Conhecendo os Poderes” foi idealizado pela juíza Helen Cristina de Melo Alexandre, juntamente com o presidente da Câmara Municipal de Itanhaém, vereador Hugo Di Lallo. As visitas são realizadas uma vez por mês, preferencialmente às sextas-feiras.
Comunicação Social TJSP – TM (texto) / Divulgação (fotos)