Judiciário paulista participa do V Seminário de Direito das Empresas em Dificuldade
Magistrados contribuem com suas experiências.
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, o juiz auxiliar da 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais da Capital, Marcelo Barbosa Sacramone, e o desembargador aposentado Manoel Justino Bezerra Filho participaram, na sexta-feira (20), da quinta edição do Seminário de Direito das Empresas em Dificuldade, realizado pela Comissão de Recuperação Judicial, Extrajudicial e Falência da Ordem dos Advogados Brasileiros do Rio de Janeiro (OABRJ), sob a coordenação da presidente da comissão, Juliana Bumachar, e do professor Márcio Souza Guimarães. Também prestigiaram o seminário os ministros do Supeiror Tribunal de Justiça Luis Felipe Salomão, Paulo de Tarso Vieira Sanseverino e Ricardo Villas Bôas Cueva.
O evento, transmitido ao vivo e disponível, na íntegra, no Canal da OABRJ no Youtube em três partes (Parte 1 / Parte 2 / Parte 3), contou, na abertura, com as presenças do secretário-adjunto da OABRJ, Fábio Nogueira, do professor Márcio Souza Guimarães e da juíza Maria Cristina Brito de Lima, que presidiu a primeira mesa. O presidente Pereira Calças falou sobre “A especialização da Justiça empresarial”; o juiz Sacramone, sobre “A crise da empresa em números”; e o desembargador Manoel Justino participou do debate sobre “Atualidades do direito das empresas em dificuldades” (veja a programação).
O primeiro painel teve como tema "A realização da Justiça e a insolvência". Pereira Calças contextualizou o momento de inflexão pelo qual passa o sistema de insolvência brasileiro, com abordagens específicas sobre a especialização e a maneira de se lidar com a questão. No encerramento do painel, Juliana Bumachar mostrou como o Superior Tribunal de Justiça consolidou a jurisprudência ao se tratar da insolvência e a eficácia prática disso na realização da Justiça.
Comunicação Social TJSP – RS (texto, com informações e fotos da OABRJ)
imprensatj@tjsp.jus.br