TJSP na Mídia: entrega de fuzis às forças de segurança é destaque na imprensa
18 armas destinadas ao combate da criminalidade.
A entrega promovida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo de 18 fuzis para as forças de segurança pública e para o Exército foi destaque na imprensa nesta semana. A TV Bandeirantes, o site Consultor Jurídico, o Portal R3 e a rádio Jovem Pan veicularam notícias sobre a iniciativa do TJSP, que encaminha armas de grosso calibre, apreendidas em processos criminais na Capital e no Interior, para utilização a serviço da sociedade. A assinatura do termo de entrega dos fuzis ocorreu no último dia 24, no TJSP.
Do total das armas, cinco foram destinadas para a Polícia Civil, 12 para a Polícia Militar e uma para o Exército, essa de calibre .50. “A entrega é uma via de mão dupla. Tiramos da marginalidade para combatê-la. É isso que produz frutos para que a população se sinta segura”, disse o presidente do TJSP, Manoel de Queiroz Pereira Calças, em entrevista.
Aos jornalistas, o comandante da 2ª Região Militar do Comando Militar do Sudeste, general de divisão João Chalella Júnior, falou sobre o uso da arma destinada ao Exército, modelo capaz de abater uma aeronave. “É uma arma muito precisa, com bom alcance e potência grande, que necessita de treinamento adequado para utilização.” O secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, general João Camilo Pires de Campos, também estava presente e disse que a entrega das armas longas às forças de segurança é uma quebra de paradigma.
“Todas as armas entregues foram testadas pela PM. Oito, que foram reprovadas, não fazem mais parte do lote e serão destruídas. As que irão para os órgãos de segurança estão em perfeito estado de conservação. Esses nove fuzis, por exemplo, de fabricação americana, são novos, nem chegaram a ser usados pelo crime organizado”, contou o repórter na matéria da TV Bandeirantes.
Comunicação Social TJSP – CA (texto) / LF (arte)