Três Poderes representados na celebração do centenário da SRB
Cerimônia foi no Jockey Club de São Paulo.
Agenda externa – O governador do Estado de São Paulo, João Doria; o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças; o senador Luis Carlos Heinze; o prefeito de São Paulo, Bruno Covas; e representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário estiveram, ontem (30), no Jockey Club de São Paulo, junto com o presidente da Sociedade Rural Brasileira, Marcelo Vieira, na comemoração do centenário da entidade, data celebrada em maio deste ano.
O evento contou com a presença da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias – ou simplesmente Tereza Cristina – nascida em Campo Grande, engenheira agrônoma de formação e empresária. Tereza Cristina enalteceu os “homens e mulheres brilhantes que passaram pela diretoria da SRB”. Muito aplaudida, afirmou que “a agricultura e a pecuária brasileira fazem a diferença. Temos o agronegócio mais sustentável do mundo, mas precisamos de infraestrutura, que é fundamental para nossa produtividade”.
Segundo o governador João Doria, “um século de uma entidade no Brasil vale em dobro”. Ele destacou que, com os integrantes da Sociedade Rural Brasileira, aprendeu: “o tema do agronegócio não é só agro, é de todos os setores do governo”.
Para o presidente Pereira Calças, “a atuação da Sociedade Rural Brasileira neste século de existência representa a força do agronegócio de nosso país, pedra angular da economia sustentável que gera empregos, divisas e protege o meio ambiente”. Pereira Calças estava acompanhado por sua esposa Maria Amélia Junqueira de Andrade Pereira Calças.
Na data, comemorada com jantar e a realização de sete corridas de cavalo, com cada páreo nomeado por uma atividade do agronegócio, também estiveram presentes o ex-governador Geraldo Alckmin; o atual o vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia; ex-presidente da SRB e atual secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Gustavo Diniz Junqueira; Pedro de Camargo Neto e Monica Junqueira de Camargo, filha do corregedor-geral da Justiça (biênio 78/79) e vice-presidente do Tribunal (biênio 82/83), desembargador Humberto de Andrade Junqueira; o presidente da Lide, Luiz Fernando Furlan; a ex-secretária da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e atual presidente da Lide/Agronegócio, Mônika Bergamaschi; o deputado federal Arnaldo Jardim; o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira; e o embaixador espedia da FAO para Cooperativismo e ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues. Ainda participaram da celebração produtores rurais, personalidades dos âmbitos federal, estadual e municipal, associados e convidados que ajudaram a consolidar a Sociedade Rural Brasileira como uma das mais importantes entidades de classe e do agronegócio brasileiro. A Rural, como é conhecida por seus associados, teve presidentes e diretores cujo desempenho ensejou que assumissem cargos relevantes no Governo Federal, Ministérios e Secretarias de Estados.
Comunicação Social TJSP – RS (texto) / RL (fotos)