Marília realiza 12ª edição do Cejusc Itinerante
Mais de 330 atendimentos pelo Centro Judiciário.
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Marília realizou, no último dia 5, a 12ª edição do Cejusc Itinerante – Marília Cidadã, na Estação Ferroviária da cidade. O projeto busca fomentar a cultura da pacificação social, levando a estrutura do Cejusc a diversos bairros da comarca, e conta com a participação de outras instituições, que agregam serviços ao evento. A parceria inclui o Ministério Público Federal (MPF), a Universidade de Marília (Unimar) e a Prefeitura de Marília, além do apoio de parceiros e colaboradores. Nesta edição, foram prestados 7.711 atendimentos gratuitos à população, 332 pela equipe do Cejusc.
Na ocasião, a equipe do TJSP ofereceu orientações jurídicas e realizou audiências de mediação e conciliação nas áreas de Família e Direito Patrimonial, como reconhecimento de união estável, fixação de alimentos, visitas, direitos de vizinhança e do consumidor, locação de imóveis, acidente de trânsito, renegociação de dívidas etc. Estava presente o juiz coordenador do Cejusc de Marília, José Antonio Bernardo, com um grupo de 22 pessoas, entre servidores e conciliadores.
As instituições parceiras ofereceram orientações financeiras; confecção de currículo; inscrições para vagas de emprego no Programa Coletivo “Jovem Coca-Cola”; avaliação física dos adultos; avaliação nutricional infantil; atendimentos de enfermagem; orientações médicas e odontológica etc. Os participantes também puderam aprender a fazer uma horta doméstica e houve recreação para as crianças, com contação de histórias, oficinas de pintura, jogos e brincadeiras. O evento contou, ainda, com a realização de cerimônia de casamento coletivo de dezessete casais, recepcionados pelo cantor italiano Fernando Romagnoli, além da participação do Serviço Itinerante da Fazenda do Estado de São Paulo, com o “Ônibus da Cidadania” do MPF, Cartório Eleitoral, Defensoria Pública, Procon, INSS e Receita Federal.
Também prestigiaram a edição do Cejusc Itinerante o prefeito de Marília, Daniel Alonso; os procuradores da República Luiz Antônio Palácio Filho e Jefferson Aparecido Dias; o oficial de Registro Civil de Marília, Antônio Francisco Parra; o juiz de Paz Miguel Angelo Guillen Lopes; e a pró-reitora de Ação Social da Unimar, Fernanda Mesquita Serva.
Comunicação Social TJSP – CA (texto) / divulgação (fotos)