TJSP na mídia: integrante da Comesp fala à BBC Brasil sobre auxílio a vítimas de violência

Lei Maria da Penha completa 12 anos hoje (7).

 

        A Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/06) completa, nesta terça-feira (7), 12 anos de existência. Instituída com a finalidade de criar mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, a legislação promoveu avanços no combate à violência de gênero, gerando mais denúncias e conscientizando um número cada vez maior de mulheres.

        Apesar do sistema protetivo disponibilizado às vítimas, ainda há casos nos quais elas não conseguem agir sozinhas para sair do ciclo de violência, o que demonstra a importância de atenção e colaboração de pessoas próximas – sejam parentes, amigos, vizinhos ou mesmo desconhecidos.

        Em entrevista à BBC Brasil, a juíza Teresa Cristina Cabral Santana, integrante da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário do Estado de São Paulo (Comesp), ressaltou a importância da atuação imediata de quem presencia uma situação de violência para se evitar um mal maior. "Intervenção pode salvar uma vida", disse a magistrada.

        Na reportagem, ela aborda ainda as situações mais favoráveis à ocorrência desses crimes e os sinais de que a intervenção se faz necessária. “Em geral, a violência doméstica faz barulho. Há objetos quebrados. Se você ouve um pedido de socorro, não pode esperar para ver o que vai acontecer.”

 

        Comunicação Social TJSP – AM (texto) / MC (arte)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP