Alexandre Almeida assume cargo de desembargador do TJSP

Magistrado tem 29 anos de carreira.

 

        Alexandre Carvalho e Silva de Almeida assumiu hoje (24) o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo. Integrantes do Conselho Superior da Magistratura, desembargadores, juízes, familiares, amigos e servidores acompanharam a posse administrativa marcada pela emoção, que aconteceu no Gabinete da Presidência da Corte. Entre os presentes estavam os pais de Alexandre de Almeida: Maria de Lourdes Carvalho e Silva de Almeida e o desembargador Caio Eduardo Canguçu de Almeida, que foi vice-presidente do TJSP no biênio 2006/2007.

        “Esta é uma cerimônia singela, mas referta de significado, especialmente pela presença dos pais do novo desembargador. O desembargador Caio Canguçu, pai do empossando, teve uma trajetória fulgurante no TJSP e é um paradigma da Magistratura, sempre justo e humano. Deixou sua história grafada com letras de ouro neste Tribunal”, destacou o presidente da Corte, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças. Ele também falou sobre o exemplo dos pais para os cinco filhos e para os netos: “Alexandre, inspirou-se no exemplo dos pais e valorizou o trabalho e a educação. É bonito ver a história dessa família, uma verdadeira saga de lutas e conquistas”. O presidente também enalteceu as qualidades do empossando, afirmando que ele prossegue a caminhada iniciada pelo pai: um juiz experiente, justo, ético, bom pai de família, modelo de magistrado. "O desembargador Alexandre foi aluno da velha e sempre nova Academia do Largo São Francisco. Desde jovem trabalha no Judiciário e foi servidor do extinto Tribunal de Alçada Criminal", disse. Após o discurso, Pereira Calças presenteou o ex-vice-presidente Caio Canguçu com o livro sobre os 145 anos do TJSP, que conta a história da Justiça Bandeirante.

        O novo desembargador fez um discurso de agradecimento, especialmente à família. Iniciou suas homenagens reverenciando a esposa, Maria Cristina, e os filhos, Maria Carolina e Caio. Em seguida, destacou os irmãos, cunhados e sobrinhos; e, por fim, os pais. “Caio e Maria de Lourdes são os estandartes da nossa família. Agradeço a minha mãe, que renunciou a muitas coisas por nós, e ao meu pai, uma inspiração por sua trajetória na Magistratura”, disse. Ele também agradeceu aos desembargadores e juízes com quem trabalhou ao longo da carreira por seus ensinamentos; e aos servidores, especialmente aos funcionários de seu gabinete. “Esse é um momento mágico na carreira e a presença de cada um dos senhores ficará marcada em minha memória”, encerrou.

        Também estavam presentes o corregedor-geral da Justiça, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco; o presidente da Seção de Direito Criminal do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia; o deputado federal Alexis Fonteyne, amigo do empossando; a esposa do novo desembargador, Maria Cristina; os filhos, Maria Carolina e Caio; os irmãos Fernando, André e Rodrigo; as cunhadas Luciana e Thaís; e as sobrinhas Amanda e Milena; muitos amigos desembargadores; juízes e servidores.

 

        Trajetória – Alexandre Carvalho e Silva de Almeida nasceu em 1965 na cidade de Campinas. Formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – turma de 1988. Ingressou na Magistratura paulista em 1990, como juiz substituto da 18ª Circunscrição Judiciária, com sede em Fernandópolis. Ao longo da carreira também trabalhou nas comarcas de Jundiaí, Piedade, Araras e São Paulo. Foi removido ao cargo de juiz substituto em Segundo Grau em 2012. Assume o cargo de desembargador decorrente da aposentadoria de Fernando Antonio Maia da Cunha.

 

        Mais fotos no Flickr.

 

        Comunicação Social TJSP – CA (texto) / KS (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP