Presidente Pereira Calças se reúne com dirigentes do TRT-15

Encontro aconteceu em Campinas.

 

        O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, esteve hoje (28) no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, em Campinas, onde foi recebido pela presidente da Corte trabalhista, desembargadora Gisela Rodrigues Magalhães de Araujo e Moraes. Os desembargadores da administração do TRT-15, Ana Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla, vice-presidente administrativa da Corte; Manuel Soares Ferreira Carradita, corregedor regional da 15ª Região; Maria Madalena de Oliveira, vice-corregedora regional; e Maria Inês Corrêa de Cerqueira César Targa, diretora da Escola Judicial, também acompanharam o encontro, que tratou de assuntos de interesse comuns aos tribunais.

        A desembargadora Gisela Moraes compartilhou com o presidente do TJSP a recente experiência de responsabilidade socioambiental do TRT-15, que destinou 135 mil autos de processos judiciais findos para reciclagem, gerando renda para os membros da Cooperativa de Profissionais da Área de Reciclagem do Brasil (Cooperlínia), da cidade de Paulínia. A magistrada destacou que a ação ainda gerou mais frutos, pois a cooperativa doou 10% do total arrecadado com a venda das 80 toneladas de papel para a Associação dos Amigos Unidos por Amor Contra o Câncer (Aupacc), também de Paulínia.

        O desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças se interessou pela iniciativa e destacou que se trata de ótima solução para questão também enfrentada pelo TJSP na gestão dos processos findos. A Corte estadual, após minucioso estudo, pensando na conservação dos processos e documentos de interesse histórico e cultural e na redução do acervo físico, inovou na metodologia utilizada para a guarda de processos arquivados. Em abril, o TJSP contratou empresa para guarda e gerenciamento do Arquivo Geral e iniciou a ação que movimentou mais de nove milhões de volumes de processos de prédios do Tribunal para a base da empresa, que fica em Jundiaí e que recebeu a visita do presidente também na data hoje (28). A catalogação dos autos foi intensificada a partir da contratação, com significativa diminuição dos custos operacionais (locação, mão de obra e transporte), com resultado de economia de R$ 7,6 milhões (47,8% de redução do gasto atual).

 

        * Com informações do TRT-15

 

        Comunicação Social TJSP – CA (texto) / TRT-15 (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP