Magistradas, servidoras e mulheres que atuam no sistema de Justiça são homenageadas pelo TJSP
Corte disponibilizou vídeos e promoveu atividades.
O dia 8 de março é mundialmente conhecido como o ‘Dia Internacional da Mulher’, data que representa a luta das mulheres por igualdade de direitos. No Poder Judiciário paulista, essa igualdade já é uma realidade. Dos mais de 40 mil servidores do TJSP, 57% são mulheres, que também ocupam a maioria dos cargos em comissão: 59%. Na Magistratura, as primeiras mulheres ingressaram na carreira em 1981. Naquele ano, o TJSP contava com apenas três magistradas: o equivalente a 0,4% do total de juízes do Estado. Desde então, o número é crescente e só no último concurso de ingresso, 34 mulheres foram aprovadas. Hoje, a Magistratura paulista tem 2.519 integrantes e 898 (35,6%) são mulheres.
Para celebrar a data e mostrar que no Tribunal de Justiça de São Paulo não há espaço para a discriminação, a Corte lançou a campanha "TJSP de Portas Abertas para a Igualdade", que disponibilizou, nas duas primeiras semanas do mês de março, uma série de vídeos com histórias de vida e trabalho de servidoras e magistradas, além de homenagem às mulheres que atuam no sistema de Justiça, veiculada no domingo (8). As publicações foram ao ar no site, na intranet e nos perfis do Tribunal nas redes sociais – somente no Instagram, os vídeos tiveram mais de 10 mil visualizações.
Entre os dias 9 e 13/3, o TJSP participou ativamente da 16ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, iniciativa nacional de conscientização, prevenção e julgamento de casos de violência doméstica. Durante o período, comarcas como Adamantina, Andradina, Catanduva, Limeira, Ribeirão Preto e Capital, entre outras, promoveram palestras, cursos e apresentações, com apoio da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário (Comesp).
Assista aos vídeos da campanha:
Homenagem ao Dia Internacional da Mulher
Comunicação Social TJSP – DM (texto) / VV e RC (vídeo) / MC (arte)
Siga o TJSP nas redes sociais: