Negado habeas corpus para preso com HIV

Não foi demonstrado perigo à vida do paciente.
 
O desembargador Maurício Valala negou, no plantão deste sábado (11), habeas corpus impetrado por preso soropositivo detido por tentativa de homicídio. Em sua decisão, o magistrado afirma que o caso não se enquadra na recomendação do Conselho Nacional de Justiça que trata do sistema prisional em meio à pandemia, o mesmo entendimento do juiz José Tadeu Picolo Zanoni, que negou o habeas corpus em 1ª instância. “A situação aqui tratada, não foi demonstrada, de maneira inequívoca, como dentro das situações de risco à vida do paciente”, escreveu Maurício Valala.
O desembargador também lembra que a concessão de liminar “deve motivar-se na flagrante ilegalidade do ato ou no abuso de poder da autoridade, justificando, assim, a suspensão imediata de seus efeitos. E não se verifica, no caso em análise, a presença dos requisitos necessários”.
“Em relação aos problemas de saúde a serem eventualmente enfrentados pelo paciente enquanto custodiado no sistema prisional, cabe consignar que está assegurada na Lei de Execuções Penais a assistência médica ao preso”, concluiu Maurício Valala.
 
Habeas Corpus nº 2068475-76.2020.8.26.0000

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP