TJSP na Mídia: artigo do presidente é publicado em blog do Estadão

Texto relata medidas adotadas pelo TJSP na pandemia.

 

O site Estadão On-line publicou hoje (27), no blog do jornalista Fausto Macedo, artigo do presidente do TJSP, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco. Intitulado “Coronavírus e o sistema de Justiça”, o texto apresenta as medidas adotadas pela Corte paulista no enfrentamento da pandemia de Covid-19 e um balanço dos trinta dias de trabalho 100% remoto no Tribunal de Justiça. “Enquanto compreendíamos o alcance da então epidemia, precisamos tomar medidas rápidas”, contou Pinheiro Franco. 

O TJSP, em 12 de março, colocou em trabalho remoto os servidores com mais de 60 anos e com doenças crônicas. Além disso, os julgamentos virtuais foram priorizados, limitou-se o acesso às salas de julgamento e de audiências e solenidades foram suspensas. A série de providências, tomadas dia a dia, culminaram com o fechamento dos fóruns em todo o Estado e a instituição do sistema remoto de trabalho em 100% das unidades. “Colocamos em casa, trabalhando, 3 mil magistrados e 40 mil servidores”, relatou o desembargador, destacando a produção expressiva nos últimos trinta dias: cerca de 10 mil sentenças por dia no primeiro grau e 2,5 mil acórdãos por dia no segundo grau.

Pinheiro Franco ressaltou que o trabalho do TJSP não se restringiu a julgar processos, mas a auxiliar a sociedade em outras frentes e no combate à pandemia. O presidente destacou a transferência de valores de penas pecuniárias para o combate à Covid-19 (mais de R$ 10 milhões até o momento) e o combate à violência contra mulheres (com projeto Carta de Mulheres, por exemplo). “A preocupação maior é com o cidadão”, ressaltou.

Otimista, Pinheiro Franco afirmou que o período de enfrentamento da pandemia trouxe a quebra de paradigmas e muitas das medidas adotadas vieram para ficar e mudar a atuação dos três Poderes para melhor. “E desta verdadeira batalha, levamos a certeza de que todos brasileiros se tornarão pessoas melhores, mais tolerantes, humildes, mais humanas e mais preocupadas com os outros.”

Confira a íntegra do artigo.

 

Comunicação Social TJSP – DM (texto) / JT (arte)

imprensatj@tjsp.jus.br 

 

Siga o TJSP nas redes sociais:

www.facebook.com/tjspoficial 

www.twitter.com/tjspoficial 

www.youtube.com/tjspoficial 

www.flickr.com/tjsp_oficial 

www.instagram.com/tjspoficial

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP