Integrantes do TJSP participam de workshop sobre aperfeiçoamentos no JEC

Objetivo é aprimorar e modernizar os juizados.

 

Em continuidade ao projeto “Eficiência da Gestão com Foco em Resultados”, iniciado no ano passado e que abrange várias áreas de atuação do Tribunal de Justiça de São Paulo, foi promovido, nesta quarta (17) e quinta-feira (18), workshop voltado ao fluxo de trabalho dos Juizados Especiais Cíveis (JECs). O projeto é fruto de Termo de Compromisso assinado entre o TJSP e o Movimento Brasil Competitivo (MBC), em 2018, que tem como objetivo o contínuo aperfeiçoamento dos mecanismos de gestão pública. A organização do evento virtual contou com a participação de juízas da Presidência e da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) e servidores da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), Secretaria de Primeira Instância (SPI) e Diretoria de Planejamento (Deplan), em parceria com a empresa Falconi – Consultores de Resultado, contratada do MBC.

O workshop foi elaborado a partir de formulário de pesquisa enviado a integrantes dos JECs para que fosse traçado um diagnóstico das atividades desenvolvidas. Com base nas respostas, foi possível levantar 136 ações divididas em quatro grupos: “Atendimento ao Público”, “Audiências e Grandes Litigantes”, “Estrutura Organizacional, Gestão e Suporte” e “Processos, Padrões e Legislação; Ferramentas do SAJ/Decisões e Tecnologia”.

A partir dessa divisão, os organizadores montaram o workshop com o objetivo de estabelecer ações a serem priorizadas e postas em prática, visando aprimorar os resultados dos JECs quanto à qualidade e celeridade do trabalho, bem como ampliar a efetividade das conciliações. Foram dois dias de debates até ser desenvolvido um plano de ação.

“Todos que atuam nos juizados sabem da importância desses juízos para a sociedade. A ideia deste projeto é pensar em formas de aprimorar e modernizar o trabalho desenvolvido atualmente, ultrapassando as dificuldades observadas”, afirmou na abertura do workshop a juíza assessora da Presidência Claudia Maria Chamorro Reberte Campaña.

Também juíza assessora da Presidência, Juliana Amato Marzagão enfatizou a disposição em efetivar as demandas resultante dos debates. “Queremos agregar o máximo de boas práticas, discutir tudo o que pode ser melhorado. Comprometemo-nos a analisar e avaliar cuidadosamente o resultado deste encontro e nos empenhar na implementação das ideias.”

A juíza assessora da CGJ Carla Themis Lagrotta Germano ressaltou que a iniciativa pretende melhorar e padronizar práticas, sempre respeitando as características de cada local. “Sou apaixonada pelo juizado por ser uma Justiça muito próxima à população. Achei bárbara a ideia desse projeto, abracei desde o início e tenho certeza que faremos um excelente trabalho na implementação disso tudo”, afirmou. Na abertura do segundo dia de debates, a magistrada parabenizou as ideias levadas ao workshop. “Pudemos ver que a iniciativa isolada de alguém pode ser compartilhada e aplicada em todo o Estado. Espero que aprendamos a fazer isso periodicamente”, disse.

A juíza da CGJ Márcia Helena Bosch destacou que as melhorias impactarão a todos. “Procuramos agregar colegas de juizados diversos, trazendo representatividade aos debates, cada um com sua realidade regional. Queremos discutir as experiências para superar as dificuldades de cada lugar, refletindo tanto no atendimento aos jurisdicionados como no ambiente de trabalho de servidores e magistrados”, disse. Também assessor da Corregedoria, o juiz Glauco Costa Leite elogiou o cronograma. “Estava ansioso para participar dos debates”, declarou.

Bayard Oliveira Loureiro, consultor da Falconi, elencou tudo o que vem sendo desenvolvido pelaequipe nos últimos meses. “Agradeço o apoio que temos recebido de todos os gestores e líderes do Tribunal de Justiça de São Paulo. Um trabalho como esse somente vai adiante com a união de todos empenhados em alcançar resultados”, falou.

O consultor da Falconi Hikaru Andrade Fukunaga asseverou que o conhecimento do dia a dia de quem trabalha nos juizados é o que faz a diferença ao final do processo. “É um momento de compartilhar experiências e aprender formas diferentes de atuação”, completou.

Também participaram o juiz assessor da Presidência José Augusto Genofre Martins (Planejamento e Gestão); os juízes Ana Paula Ortega Marson, Carolina Conti Reed, Débora Romano Menezes, Eduardo Francisco Marcondes, Maria Carolina Marques Caro Quintiliano, Maria Cecília Cesar Schiesari, Ricardo Tseng Kuei Hsu, Telma Berkelmans dos Santos e Thiago Massao Cortizo Teraoka; os secretários Fabio Makoto Tagliaferro (SPI) e Pedro Cristóvão Pinto (SGP); a diretora da Deplan, Carmen Giadans Corbillon; os servidores do TJSP Alba Andreia do Carmo Silva, Alice Oda Fercondini, Ana Paula Mulla de Assis, Aparecida Sponchiado, Carlos Roberto Ferreira, Dailton Castro Moreira, Daniel da Silva Paiva, Emerson Martins, Giselda Aparecida Dantas da Silva, Hudson Carvalho, Joana Barbosa Leite, Joel Sampaio Santos, Leandro Buono, Lygia Margareth de Oliveira Capitão, Marcela Iackowski Gonçalves Pietro Loureiro, Marcelo Valle Maezano, Marco Aurelio Giovani Visconti, Neilamar Marques Mundim, Nelson Gonçales Gomes Junior, Regiane Martins Cassemiliano, Rodrigo Momo Doreto, Rodrigo Teixeira, Rosana Ferreira Pinto, Rosangela Aguiar Bolonha Castilho, Sandra Regina Lozano, Thiago Cardoso Barreto Faconti e Vanderlei Felix da Silva; e os integrantes da Falconi Ana Carolina Gonçalves, Diva Guimarães, Guilherme Kishi Cristofani e Lucas Paz Saffi.

 

Comunicação Social TJSP – SB (texto) / AC e PS (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br

 

Siga o TJSP nas redes sociais: 
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP