TJSP lança o podcast “Histórias da Justiça Restaurativa”
Programa conta casos reais de solução de conflitos.
O Tribunal de Justiça de São Paulo lançou, hoje (10), o primeiro podcast da série Histórias da Justiça Restaurativa, que será trimestral e tem como objetivo compartilhar com o público casos reais de sucesso envolvendo a JR, cuja meta não é a punição, mas a reparação dos danos, a restauração de relacionamentos e o fortalecimento da comunidade. A primeira história escolhida, com 13 minutos de duração, trata de injúria racial familiar. Ofendido, ofensor, familiares e comunidade participaram da solução do conflito.
No caso, encaminhado para a JR pela juíza Carolina Moreira Gama, da Comarca de Ribeirão Preto, enteado acusava seu padrasto de injúria racial. O Conselho Tutelar havia sido acionado porque o jovem saiu de casa e não pretendia mais voltar. “Foi um daqueles dias que você apenas agradece por ter a Justiça Restaurativa”, afirmou a magistrada. A aplicação da JR possibilitou uma saída alternativa e adequada para o conflito, evitando uma condenação penal e possibilitando que a família encontrasse um caminho. Além da participação da juíza, o episódio também tem entrevista com a advogada e coordenadora do Núcleo da Justiça Restaurativa de Ribeirão Preto, Silvia Ribeiro.
O Histórias da Justiça Restaurativa é elaborado pelo Grupo Gestor da JR com o apoio da Comunicação Social do TJSP e está disponível nas principais plataformas agregadoras de podcasts (Spotify, Deezer, Apple e outros), com links nas mídias sociais (@tjspoficial) e na página www.tjsp.jus.br/Podcasttjsp.
Justiça Restaurativa – É um conjunto de princípios, métodos, técnicas e atividades próprias voltados à conscientização dos fatores relacionais, institucionais e sociais motivadores do conflito e da violência, contando com métodos autocompositivos, dialógicos e inclusivos destinados à solução de conflitos. Com a ajuda de facilitadores, são realizados os chamados processos circulares, com a participação do ofensor, da vítima, de suas famílias e demais envolvidos no fato, bem como representantes da comunidade atingida. Os facilitadores são capacitados em técnicas próprias da JR e o objetivo é a satisfação das necessidades de todos os envolvidos, além da responsabilização ativa daqueles que contribuíram direta ou indiretamente para a ocorrência do dano.
Comunicação Social TJSP – SB (texto) / LF (arte)
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