Produção do Tribunal de Justiça durante a pandemia alcança 23,4 milhões de atos processuais

Dados referentes ao período de 16/3 a 10/1.

 

  A pandemia de Covid-19 transformou o sistema judiciário brasileiro. Foram necessárias diversas adequações para que a população pudesse continuar contanto com a prestação de serviço dos Tribunais de Justiça de todo o País. Em São Paulo, o trabalho parcialmente remoto foi instituído como forma de controle da transmissão do coronavírus em 16 de março e ampliado a 100% dos magistrados e servidores menos de 10 dias depois, em 25 de março. Desde então, o Judiciário paulista produziu mais de 23.398.572 milhões de atos processuais, entre sentenças, acórdãos, decisões e despachos, o que corresponde a aproximadamente 78 mil atos por dia – incluindo o Plantão Especial de Recesso de Final de Ano, realizado entre 19/10/20 e 6/1/21. Na modalidade de trabalho remoto, a prestação jurisdicional é feita por webconnection: até o dia 10/1, foram registradas 5.942.961 milhões de conexões e contabilizados 40.873 usuários distintos.
O trabalho 100% remoto durou cerca de 4 meses, até 27 de julho. Apenas após a entrada das regiões na Fase 2 (laranja) do Plano São Paulo, o Tribunal de Justiça iniciou o retorno gradual das atividades presenciais, ainda com a maioria das equipes trabalhando remotamente.

  Confira a produção de 1º e 2º Graus (de 16/3 a 10/1):

  

  1º grau:
Despachos = 7.622.731
Decisões Interlocutórias = 11.621.681
Sentenças = 2.550.970

 

2º grau:

  Despachos = 746.448

Decisões monocráticas = 86.400

Acórdãos = 780.807

 

  #TrabalhoRemotoTJSP

Além das atividades no sistema por webconnection, os servidores também trabalham na organização das agendas, pesquisas, entre outras tarefas.  O contato do público com o cartório é preferencialmente por e-mail (veja a lista de e-mails das unidades em www.tjsp.jus.br/e-mail). Também estão sendo realizadas audiências por videoconferência. O trabalho funciona em dias úteis, das 9 às 19 horas, e os plantões ordinários (aos finais de semana e feriados) também são remotos e recebem peticionamento eletrônico das 9 às 13 horas. Serviços on-line também foram disponibilizados para auxiliar advogados e jurisdicionados que precisam do Judiciário. As iniciativas evitam o deslocamento e são uma forma de prevenir a disseminação da Covid-19. Veja mais informações sobre os serviços on-line.

 

          Comunicação Social TJSP – AA (texto) / MC (arte)

          imprensatj@tjsp.jus.br

 

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