Judiciário paulista prestigia cerimônias de Abertura do Ano Judiciário no STF e TCE-SP
Presidente Pinheiro Franco representou o TJSP e o Codepre.
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco, representou a Corte paulista e o Colégio de Presidentes do Tribunais de Justiça do Brasil (Codepre) nas cerimônias de Abertura do Ano Judiciário, nesta segunda-feira (1º), do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP).
STF
A solenidade foi realizada nesta manhã, em Brasília, e contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro; do presidente do Senado, Davi Alcolumbre; e do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz. O presidente do STF, ministro Luiz Fux, cumprimentou a presença virtual do presidente do TJSP. Antes do início da sessão solene, Fux pediu um minuto de silêncio em respeito às mais de 224 mil vítimas da Covid-19 no Brasil.
Nas palavras do presidente do STF, o maior desafio de 2021 será a recuperação dos efeitos da pandemia. “Precisamos e lograremos reconstruir o país como nação, sem perder de vista as lições de humanismo e de solidariedade que esse novo momento trouxe”. Fux ainda fez um balaço sobre a atuação do STF no ano passado. “Em 2016, tínhamos 57.997 processos. Fechamos 2020 com 27.513 processos. Essa é uma tendência que com certeza será perpetuada em 2021”, afirmou.
Também estiveram presentes os ministros Dias Toffoli, Rosa Weber, Luís Roberto Barroso e Kassio Nunes Marques. Os demais ministros participaram virtualmente, bem como o procurador-geral da República, Augusto Aras; o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins; e o vice-presidente da República, Hamilton Mourão.
TCE-SP
Além da Abertura do Ano Judiciário, o TCE-SP realizou a posse solene da nova cúpula diretiva. Foram empossados os conselheiros Cristiana de Castro Moraes (presidente), Dimas Eduardo Ramalho (vice-presidente) e Sidney Estanislau Beraldo (corregedor).
O desembargador Pinheiro Franco compôs a mesa diretora virtual, juntamente com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Júnior; o presidente do TCE-SP no exercício de 2020, conselheiro Edgard de Camargo Rodrigues; os conselheiros Antonio Roque Citadini e Renato Martins Costa; a auditora substituta de conselheiro Silvia Monteiro; e representantes dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e do Ministério Público.
Cristiana de Castro Moraes, que já presidiu o TCE-SP no exercício de 2015, agradeceu a seus pares pelo voto de confiança que nela depositaram e pontuou os avanços tecnológicos do tribunal em meio ao enfrentamento dos desafios impostos pela pandemia, destacando a implantação do trabalho remoto. “Em um cenário de crise sanitária e econômica, é fundamental a correta e eficiente aplicação os recursos públicos, atividade que constitui a essência do trabalho dos tribunais de contas“, ressaltou a conselheira-presidente, reafirmando o compromisso da instituição com a modernidade, a eficiência e celeridade nas respostas à sociedade.
Comunicação Social TJSP – SB e DM (texto) / Divulgação (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br
Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial