Desembargador Roberto Galvão de França Carvalho se despede da Magistratura

Homenageado participou de sua última sessão de julgamento.

  O desembargador Roberto Galvão de França Carvalho, integrante da 13ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo, participou, hoje (11), após 44 anos de Magistratura, de sua última sessão de julgamento antes da aposentadoria. O presidente do TJSP, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco, o vice-presidente da Corte, desembargador Luis Soares de Mello, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Mair Anafe; o presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Guilherme Gonçalves Strenger, e os integrantes do 7º Grupo de Câmaras de Direito Criminal (13ª e 14ª Câmaras) estiveram presentes para prestigiar o colega.
“Vossa Excelência nos deixa exemplos do que é ser um grande juiz e, mais que isso, do que representa um homem bem formado na nossa sociedade. Receba nossa admiração e saiba que esta é e sempre será sua casa”, destacou o presidente da Corte paulista, iniciando as homenagens. Em seguida, o desembargador Luis Soares de Mello tomou a palavra e afirmou que o colega deixa sua história e seu nome gravados no Judiciário paulista: “A grande verdade é que Vossa Excelência sempre marcou presença em todos os momentos de sua vida como magistrado, como uma pessoa de equilíbrio além da normalidade que um grande juiz deve ter”.
As homenagens prosseguiram com o desembargador Ricardo Mair Anafe, que classificou França Carvalho como um magistrado de “conduta impoluta”, “um cavalheiro em todos os aspectos, de linguagem afável, moderada, uma pessoa que deixa boas lembranças como magistrado”. O desembargador Guilherme Strenger afirmou que cordialidade e simplicidade sempre foram a marca do homenageado e que “honestidade e humildade são características que ele sempre cultivou”. Por fim, o presidente da 13ª Câmara de Direito Criminal, desembargador Marcelo Coutinho Gordo, ressaltou a seriedade, dedicação, serenidade e sensibilidade de França Carvalho. “O sentimento de dever cumprido é o que mais se assemelha ao da felicidade plena e eu desejo que Vossa Excelência busque esta felicidade junto de sua família e amigos”, declarou.
Também homenagearam França Carvalho os colegas de Câmara, desembargadores Luiz Augusto de Siqueira e Ronaldo Sérgio Moreira da Silva; os integrantes da 14ª Câmara de Direito Criminal, desembargadores Fernando Antonio Torres Garcia, Walter da Silva e Hermann Herschander; os desembargadores Luiz Fernando Salles Rossi e Álvaro Torres Júnior; e o procurador de Justiça Ruy Cid Martins Vianna.
Roberto Galvão de França Carvalho agradeceu as homenagens e declarou que sua emoção ao partir é a mesma de quando chegou à Magistratura. “Dispo a toga que sempre procurei honrar e considero cumprido o juramento que fiz em 1976, quando tomei posse como juiz substituto. Daquele tempo, trago a mesma crença, fé e confiança na Justiça.” O desembargador agradeceu aos colegas de Câmara pelo “convívio fraterno e valiosos ensinamentos recebidos”, aos servidores de seu gabinete de trabalho e à sua família – a esposa Lilian, os filhos Bruno e Rafael, a sogra Maria de Magdala, noras e netos. “Embora a lei me permitisse continuar mais quatro anos, a aposentadoria me propõe a oportunidade de me dedicar mais à família”, despediu-se.
Também participaram da homenagem os desembargadores Nilo Cardoso Perpétuo e Miguel Marques e Silva; e o juiz substituto em 2º grau Xisto Albarelli Rangel Neto.

Trajetória – Roberto Galvão de França Carvalho nasceu em Guaratinguetá (SP), em 1949. Graduado pela Faculdade de Direito de Taubaté, turma de 1972, ingressou na Magistratura em 1976 como juiz substituto nomeado para a 49ª Circunscrição Judiciária, com sede em Cruzeiro. Também judiciou em Valparaíso, Presidente Epitácio, São José dos Campos e Capital. Em 1991, foi removido ao cargo de juiz substituto em 2º Grau. Foi promovido em 1994 para o Tribunal de Alçada Criminal do Estado de São Paulo, pelo critério de merecimento. Em 2005, foi promovido a desembargador.

  Comunicação Social TJSP – DM (texto) / AC (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br

  Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP