Desembargadora Denise Andréa Martins Retamero é homenageada antes da aposentadoria
Magistrada participou de sua última sessão de julgamento.
A desembargadora Denise Andréa Martins Retamero participou, nesta sexta-feira (11), de sua última sessão de julgamento na 24ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo. “Servi ao maior tribunal do país com orgulho, honra, dedicação exclusiva, amor e honestidade, sempre prezando pelo engrandecimento do Poder Judiciário bandeirante. Nosso tribunal é exemplo de firmeza e honradez, cumpridor de leis e constituições, respeitoso aos princípios seculares do Direito e da jurisprudência”, afirmou a magistrada na sessão virtual.
“Este momento, para mim, é triste, difícil e desafiador. É uma ocasião tão importante como o dia da minha posse, em 2 de janeiro de 1989”, frisou. “Decidir todos os âmbitos da vida de uma pessoa não é tarefa fácil. Demanda esforço mental, intelectual, físico e emocional, exigindo do julgador imparcialidade para o bom julgamento. Foi o que tentei fazer diuturnamente nesses 32 anos de carreira. Meus atos e decisões sempre tiveram o intuito maior de conceder o máximo de justiça aos jurisdicionados”, discursou, agradecendo aos colegas, à equipe de servidores, aos advogados e integrantes do Ministério Público.
Presente à sessão, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Mair Anafe, elogiou o trabalho da magistrada e desejou felicidades e sucesso na fase que se inicia. “A senhora teve uma carreira de ponta. Agora uma nova jornada se abre, surge um novo caminho no horizonte, serão novos objetivos. Foram mais de três décadas valorosas de carreira. Em nome da Corte paulista, parabéns.”
O presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Guilherme Gonçalves Strenger, fez votos de saúde e realizações à colega. “O que se pode desejar neste momento é felicidade. Certamente ainda há muito para ser feito em sua vida. O dever com a Magistratura foi cumprido e agora é o início de uma nova etapa”, afirmou.
A presidente da 24ª Câmara de Direito Privado, desembargadora Jonize Sacchi de Oliveira, afirmou que se vê dividida entre dois sentimentos antagônicos. “Por um lado, após todos esses anos de trabalho desenvolvido com responsabilidade, ética e empenho no compromisso com a Justiça, o devido descanso haveria de vir, coroando todo esforço e dedicação. Por outro lado, há o sentimento de pesar por saber que não mais contaremos com sua valorosa presença entre nós. Fará falta sua elegância, serenidade e discernimento, qualidades que sempre a ornaram e a distinguiram”, destacou.
O desembargador Luiz Augusto de Salles Vieira pontuou que a homenageada “será sempre lembrada como profissional de qualidade e excelência pelo seu trabalho. Iniciada a nova fase, desejo que seja muito feliz e tenha muitos momentos de alegria, com saúde renovada e melhor qualidade de vida”.
Segundo o desembargador Walter Rocha Barone, a chegada da desembargadora à Câmara foi comemorada à época, representando grande conquista para o grupo. “Sai deixando um legado de votos com profundidade, exaurientes e com a sensação de dever cumprido. Apresento meus votos para que este novo período da vida seja disfrutado da melhor maneira, com saúde e realização de outras atividades que igualmente lhe deem prazer”, afirmou.
O desembargador Plinio Novaes de Andrade Júnior ressaltou que recebeu com tristeza a notícia da aposentadoria da desembargadora Denise Andréa Martins Retamero. “Infelizmente, ficaremos privados de sua companhia durante os trabalhos. Pessoa que se notabiliza por profundos conhecimentos jurídicos, além de grande senso humanitário e de justiça. Com certeza, a partir de agora, terá tanto sucesso quanto sua vitoriosa carreira na Magistratura”, disse.
O juiz substituto em 2º grau Antonio Luiz Tavares de Almeida lembrou quando ambos trabalharam na 2ª Circunscrição Judiciária no mesmo período, no começo da carreira. “Deixo um forte abraço e desejos de uma excelente aposentadoria”, falou.
Em nome do Ministério Público de São Paulo, o procurador de Justiça Sebastião Silvio de Brito exteriorizou reconhecimento e agradecimento pelos préstimos da magistrada à sociedade por exercer “a espinhosa e esgotante função de judicar, com brilhantismo, amor, bom senso, serenidade e dedicação”. “É chegada a hora da aposentadoria. Os que permanecem resignam-se, pois sabem que é algo benéfico e merecido. A desembargadora jamais sairá da nossa memória e do nosso coração”, concluiu.
Também participaram das homenagens servidores e advogados.
Trajetória – Denise Andréa Martins Retamero nasceu em São Paulo, em 1964. Graduou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), turma de 1985. Atuou como assessora jurídica e procuradora do Estado antes de ingressar na Magistratura, em 1989, quando foi nomeada juíza substituta para a 2ª Circunscrição Judiciária, com sede em São Bernardo do Campo. Também atuou nas comarcas de Bariri e Santa Bárbara D’Oeste. Foi promovida para a 2ª Vara da Família e Sucessões do Foro Regional de Itaquera, em 2003, e removida ao cargo de juíza auxiliar da 6ª Vara Cível do Foro Regional de Santo Amaro, em 2006. Um ano depois, foi designada para integrar o Colégio Recursal Unificado. Em 2011, foi removida para o cargo de juíza substituta em 2º grau. Tomou posse como desembargadora em 2017.
Comunicação Social TJSP – SB (texto) / KS (arte e reprodução)
imprensatj@tjsp.jus.br
Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial