Cejusc de Catanduva auxilia consumidores no uso da plataforma Consumidor.gov
Serviço amplia acesso ao sistema de Justiça.
Na semana do consumidor, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Catanduva passa a oferecer novo serviço de assessoria a cidadãos que estejam enfrentando demandas de natureza consumerista. O objetivo é conectar o jurisdicionado ao Consumidor.gov, plataforma virtual vinculada ao Ministério da Justiça, capaz de gerar respostas rápidas e com alto índice de solução de conflitos. Considerado um dos principais mecanismos formais de resolução de disputas on-line do Brasil, o espaço virtual vem contabilizando aumento no número de casos recebidos e nas soluções alcançadas.
Sem suspender demanda em andamento no Cejusc – se houver um –, a unidade verifica se a empresa reclamada está cadastrada na plataforma e, após uma triagem do caso, o consumidor é instruído sobre o uso da ferramenta. Dessa forma, há uma tentativa de, pela internet, resolver o problema no prazo médio de seis dias. “O serviço não demanda deslocamento ou contato físico, o que em época de pandemia é muito importante”, afirma o coordenador do Cejusc de Catanduva, juiz José Roberto Lopes Fernandes. “Resolvemos iniciar essa ação após verificar pouco uso da plataforma, talvez por desconhecimento, dificuldades tecnológicas ou receio de que seja burocrático”, disse o magistrado.
O Cejusc de Catanduva organizou uma estrutura específica para ajudar o jurisdicionado no uso da plataforma. A falta de computador, por exemplo, pode ser uma dificuldade enfrentada pelo consumidor. Por isso os interessados podem entrar em contato com o Centro de Conciliação por telefone ou WhatsApp (veja o número abaixo) para saber mais sobre o serviço.
“A oportunidade de acesso à plataforma, de forma assessorada pelo Cejusc, busca conferir celeridade na solução do conflito do consumidor, abrindo mais uma porta ao sistema de Justiça, sendo desburocratizado e gratuito”, destacou o magistrado. “Ao Cejusc cabe o papel da cidadania, é órgão orientador, de atendimento e de assistência. Prestamos esclarecimentos e assessoria, sempre tendo em vista a cultura da pacificação, além de estimular o uso de mecanismos virtuais na solução de conflitos, sem prejuízo da realização das sessões de conciliação e mediação como de praxe”, finalizou.
Serviço
Cejusc de Catanduva
Telefone e WhatsApp: (17) 3311-4813
Horário: Das 13 às 17 horas
Comunicação Social TJSP – SB (texto) / LF (arte)
Siga o TJSP nas redes sociais: