Juízes falam a estudantes sobre cidadania e importância do voto

        Os juízes do fórum de Adamantina, Sérgio Martins Barbatto Júnior, da 2ª Vara cumulativa,  e Ruth Duarte, juíza eleitoral da cidade e diretora do fórum da cidade, elaboraram um projeto denominado Pequeno Passo – Projeto Adolescência Responsável. O objetivo é incentivar jovens em idade eleitoral a efetuarem seu alistamento e informá-los sobre o funcionamento do sistema nacional eleitoral. 

        O projeto foi dividido em duas partes. A primeira já aconteceu entre os meses de março e abril.Nese período,  Sérgio Martins visitou todas as escolas estaduais e particulares da comarca que atendem alunos em idade eleitoral. 

        Em sua palestra, o juiz orientou os alunos sobre a data limite para tirar o título de eleitor, enfatizou que a eleição é o momento propício para o cidadão exercer plenamente os seus direitos constitucionais, além de conscientizá-los sobre a importância do voto, bem como a questões relacionadas à cidadania. “Os alunos tiveram participação positiva durantes as palestras o que fez estendê-la além do horário previsto”, ressaltou o juiz. 

        A segunda parte do projeto, a ser concretizada no próximo semestre, consiste na realização de palestras pelos dois juízes nas mesmas escolas visitadas na primeira etapa. Os magistrados explicarão sobre o funcionamento do sistema eleitoral nacional e os cargos que estarão em disputa em outubro próximo, ressaltando as principais funções de deputados federais, estaduais, senadores, governadores e presidente da República.  

        Eles encerrarão o encontro explicando em detalhes para os adolescentes sobre a importância do voto para que eles possam dar sua contribuição em busca de um país melhor.

 Assessoria de Imprensa TJSP - LV (texto) e AC (fotos)

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP