Violência contra crianças e adolescentes é tema do podcast “Juridiquês Não Tem Vez”
Juíza e psicóloga conversam sobre o tema.
Em virtude do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que é celebrado hoje (18), o novo episódio do podcast Juridiquês Não Tem Vez, produzido pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, traz a juíza Ana Carolina Della Latta Camargo Belmudes, a psicóloga judiciária Anna Christina da Motta Pacheco Cardoso de Mello e o juiz assessor da Presidência do TJSP Iberê de Castro Dias em um bate-papo sobre a prevenção e combate à violência contra crianças e adolescentes.
As convidadas atuam no Setor de Atendimento de Crimes da Violência contra Infante, Idoso, Pessoa com Deficiência e Vítima de Tráfico Interno de Pessoas (Sanctvs). Elas ressaltaram a importância do tema nestes tempos de pandemia, quando as crianças estão ainda mais vulneráveis. “Havendo qualquer sinal de desconfiança, diante de qualquer suspeita de que a criança esteja sofrendo qualquer tipo de violência é preciso notificar, buscar ajuda e levar adiante, para que as pessoas especializadas e competentes investiguem e verifiquem se há alguma situação de abuso”, considerou a juíza Ana Carolina Della Latta.
De acordo com magistrada, a maioria dos casos de abusos contra crianças acontece no contexto familiar. Por esse motivo surgiu o projeto “Não se Cale!”, que objetiva sensibilizar adultos, vizinhos e pessoas próximas a prestarem atenção e não deixarem de notificar qualquer situação de violência. “Se a sociedade apreendesse esse dever - que todos nós temos - de proteger as crianças, o número de crianças que chegam a óbito seria menor”, considerou.
A psicóloga Anna Anna Christina da Motta Pacheco comentou sobre as consequências psicológicas e emocionais da violência na vida das crianças. “A palmada é um grau de violência que pode facilmente evoluir para outras e já faz com que a criança se sinta diminuída e humilhada; ela pode ensinar a criança que bater para resolver conflitos é licito e, quando crescer, ela pode ser um adulto agressivo e violento em função disso”. A psicóloga esclareceu que os reflexos no desenvolvimento da criança dependem do tempo e do grau de violência a que foi submetida, bem como a inserção em um novo contexto familiar, onde tenha amor e respeito, pode contribuir para sua evolução.
O Juridiquês Não Tem Vez está disponível nas principais plataformas agregadoras de podcast, com links nas mídias sociais (@tjspoficial) e na página www.tjsp.jus.br/Podcasttjsp.
Comunicação Social TJSP – TM (texto) / JT (arte)
imprensatj@tjsp.jus.br
Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial