Lidia Maria Andrade Conceição é empossada desembargadora do TJSP

Solenidade foi transmitida ao vivo.
 
“Quando tomei posse como juíza substituta, a única coisa que eu realmente queria era ser juíza. E foi uma longa e bela viagem. A Magistratura é algo que nos satisfaz e nos faz felizes. Nos lugares por onde passei, trabalhei, convivi e entrei na vida das pessoas por meio dos inúmeros processos que julguei. Amadureci na condição de juíza a partir das experiências que essa carreira maravilhosa me proporcionou. E é com essa mesma humildade que me coloco à disposição de um novo trabalho, como desembargadora do Tribunal de Justiça de São Paulo.” Com essas palavras, tomou posse a desembargadora Lidia Maria Andrade Conceição em cerimônia transmitida ao vivo, hoje (20), pelo canal do TJSP no YouTube e presidida pelo presidente da Corte, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco. A solenidade foi acompanhada por diversas magistradas, magistrados, autoridades, servidores e pela família da empossada: seu pai, desembargador Sergio Augusto Nigro Conceição, presidente da Corte no biênio 2002/03; sua mãe, Maria Helena Andrade Conceição; e seus irmãos, o juiz Fernando Augusto Andrade Conceição, Sergio Augusto Andrade Conceição e Silvia Maria Andrade Conceição. 
Promovida ao cargo em razão da aposentadoria do desembargador Nilo Cardoso Perpétuo, Lidia Maria Andrade Conceição classificou a Magistratura como uma carreira de muita felicidade e realizações, em que boas soluções encontradas nos processos, muitas vezes, são levadas para a vida. Ela relembrou a carreira do pai e do avô, o juiz Pompilio Conceição, e agradeceu a cada uma das pessoas que a ajudaram a trilhar seu caminho. 
O presidente da Seção de Direito Privado, desembargador Dimas Rubens Fonseca, foi o primeiro a congratular a empossada. “É sempre uma alegria ver uma colega que chega. A alegria e emoção da Lidia ao falar sobre a profissão e a carreira nos garante certeza do sucesso. É com muito orgulho que te recebemos no Direito Privado e no Tribunal de Justiça”, disse. O presidente da Seção de Direito Público, desembargador Paulo Magalhães da Costa Coelho, também teceu elogios à desembargadora: “Sempre me impressionei muito com a sua pessoa e a maneira afável e simples com que trata a todos e com que se relaciona com seus colegas.” Em seguida, o presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Guilherme Gonçalves Strenger, comemorou a ascensão de Lidia Maria Andrade Conceição ao mais alto cargo da Magistratura. “O Tribunal está em festa. O comparecimento de tantos colegas aqui demostra a importância da desembargadora Lidia no contexto do nosso Tribunal. Tenho certeza de que nessa nova etapa a desembargadora está mais forte, muito mais madura, experiente e resiliente”, declarou. 
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Paulo Dias de Moura Ribeiro, também participou da cerimônia. “A Lidia tem um coração maravilhoso. O Tribunal está feliz em poder abraçá-la e recebê-la”, disse, aproveitando a oportunidade para saudar o pai da magistrada, com quem atuou na Câmara Especial. 
O corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Mair Anafe, homenageou a desembargadora e ressaltou a honra em ter trabalhado com ela na Câmara Especial, onde é muitíssimo respeitada e querida. “A senhora é uma profissional fantástica. Eu, como profissional, rendo minhas homenagens à desembargadora Lidia Maria Andrade Conceição. Como amigo, seja muitíssimo feliz nessa nova jornada, que a cada dia vale mais a pena.” 
A solenidade foi acompanhada por um grande número de desembargadoras, fato que foi ressaltado pelo vice-presidente do Tribunal, desembargador Luis Soares de Mello. “As mulheres estão fazendo história na carreira e todos os homens devem tirar o chapéu para fazer reverência a isso. Hoje sinto um misto de tristeza e muita alegria, por perder a Lidia na Câmara Especial. Ela é uma pessoa de convivência fácil e muito doce. Uma juíza atenta, dedicada, especialmente competente e firme.”
O desembargador Sergio Augusto Nigro Conceição declarou estar muito feliz em poder acompanhar a posse da filha no Tribunal. “Deus me deu esta graça imensa de poder assistir à posse que eu tanto almejei. Quando assumi no Tribunal, meu pai assistiu à minha posse, e hoje é meu dia de assistir à posse de minha filha. Fico muito grato a esse momento e agradeço a todos pelas palavras que ouvi”, agradeceu.
Fechando a cerimônia, o presidente Pinheiro Franco ressaltou a renovação do Tribunal como algo positivo, necessário e desejado, pois representa a mensagem dos novos tempos. “Em nome do TJSP saúdo a desembargadora Lidia Maria Andrade Conceição, nome já consagrado como juíza. É uma alegria recebê-la como companheira de jornada. Desejo sucesso e muita felicidade”.
 
Trajetória – Natural de São Paulo, Lidia Maria Andrade Conceição nasceu em outubro de 1964 e graduou-se pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco da Universidade de São Paulo (USP), turma de 1986. Atuou como escrevente do Primeiro Tribunal de Alçada Civil de 1983 a 1990, quando ingressou na Magistratura como juíza substituta da 19ª Circunscrição Judiciária, com sede em Sorocaba. Em 1992, foi promovida ao cargo de juíza auxiliar da Capital e, em 2005, passou a atuar na 5ª Vara da Família e das Sucessões do Foro Regional – Santo Amaro, onde permaneceu até 2013, quando foi removida para o cargo de juíza substituta em 2º Grau. 
 
Comunicação Social TJSP – AA (texto) / PS (Reprodução e arte)
 
Siga o TJSP nas redes sociais: 

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP