TJSP celebra a 68ª Páscoa da Família Forense
Cerimônia foi transmitida pela internet.
Foi com alegria que magistrados, servidores e familiares retomaram neste domingo (23) uma das tradições anuais do Tribunal de Justiça de São Paulo, não realizada em 2020 devido à pandemia da Covid-19: a Páscoa da Família Forense. A 68ª edição foi transmitida pela internet (assista aqui) e os participantes presenciais na Catedral da Sé precisaram usar máscaras, mas aliado às novidades foi mantido o conhecido senso de devoção e união que permeia a solenidade.
O cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, celebrou a missa e a desembargadora Marcia Regina Dalla Déa Barone fez a primeira leitura. O presidente da Corte paulista, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco, acompanhou a transmissão on-line. “Um dia especial para a família forense, que se une ao pé de Cristo para orar e agradecer a vida. Deus olhe por todos, notadamente nesse momento de tanta dor. Deus olhe por aqueles que prestam a jurisdição, perseguem a paz social e cuidam dos direitos do cidadão e dos necessitados. Oremos todos por aquele que nos salvam e que dedicam suas vidas para o bem”, afirmou o magistrado.
Dom Odilo Scherer orou por todos aqueles que integram o Judiciário. “Senhor, olhai por todos vossos filhos que servem a sociedade no âmbito da Justiça, muitas vezes tão difícil, tão necessitado de discernimento e prudência, mas também de decisão e firmeza. Concedei a todos a companhia a assistência de Vosso Espírito para que procedam sempre conforme Vossas inspirações.”
O presidente da Comissão Preparatória da Páscoa Forense, desembargador Walter Barone, participou presencialmente da missa e foi designado pelo presidente Pinheiro Franco para falar em nome do TJSP. “A pandemia nos impôs grandes desafios e incertezas. O Poder Judiciário teve que se reinventar para que pudesse continuar cumprindo sua missão de distribuir Justiça mesmo durante os períodos de lockdown e tivemos êxito nessa empreitada em virtude da colaboração de todos”, contou o desembargador. “Tem sido um período de provação para toda a população e não é diferente no seio da Família Forense. Vários colegas e funcionários adoeceram pela Covid. Muitos se recuperaram pela misericórdia de Deus, mas outros partiram, deixando-nos a saudade do convívio. É justamente nestes tempos de tantas dificuldades que se mostra ainda mais significativa esta celebração da Páscoa.”
O evento foi organizado pela Comissão Preparatória da Páscoa Forense, Arquidiocese de São Paulo e Diretoria de Relações Institucionais do TJSP. A Comissão é composta pelos desembargadores Walter Rocha Barone, Antonio Carlos Munhoz Soares, Vicente de Abreu Amadei, José Antonio de Paula Santos Neto; pelas desembargadoras Flora Maria Nesi Tossi Silva e Marcia Regina Dalla Déa Barone; pelo juiz substituto em 2º Grau Airton Vieira e pela juíza Teresa de Almeida Ribeiro Magalhães.
Páscoa Forense – É realizada desde 1952, por iniciativa do desembargador Manuel Gomes de Oliveira e as celebrações eram realizadas na Catedral na Santa Ifigênia. A partir de 1961, passou a ser celebrada no saguão do Tribunal de Justiça de São Paulo, no Salão dos Passos Perdidos. As celebrações pascais acontecem anualmente, constituindo-se uma das tradições do Tribunal de Justiça de São Paulo.
Comunicação Social TJSP – GA (texto) / AC e KS (reprodução e arte)
imprensatj@tjsp.jus.br
Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial