TJSP instala nova Unidade de Processamento Judicial no Fórum João Mendes Júnior
Solenidade será transmitida ao vivo.
O Tribunal de Justiça de São Paulo continua a avançar na modernização para oferecer um serviço cada vez mais eficiente à população. Nesta segunda-feira (2), às 14 horas, será instalada a 5ª Unidade de Processamento Judicial (UPJ) do Fórum João Mendes Júnior, também conhecida como “Cartório do Futuro”. A solenidade virtual de instalação será transmitida ao vivo pelo canal oficial do TJSP no YouTube. A UPJ V abrange as 16ª, 17ª, 18ª, 19ª e 20ª Varas Cíveis do Fórum João Mendes Júnior.
Criadas em 2015 para adequar as unidades judiciais à realidade de trabalho resultante do processo digital, as UPJs unificam os cartórios e atualizam a divisão de tarefas, funcionando em quatro frentes: atendimento ao público, processos físicos, movimentação dos processos digitais e cumprimento dos processos digitais. O aumento da produtividade e eficiência no trabalho realizado resultam em maior celeridade processual e melhoria do atendimento a advogados e jurisdicionados. Estudo atualizado em março deste ano revelou uma redução de 60% no tempo médio de tramitação dos processos (da citação até a extinção) e um aumento de produtividade de 108% nos cartórios e de 42% nos gabinetes de juízes.
“A instalação do UPJ V pelo Tribunal de Justiça de São Paulo trará ganhos a todos. A unificação dos cartórios acarretará melhor utilização dos recursos materiais, tecnológicos e também o humano, na busca da modernização do Poder Judiciário, sempre tendo como metas a celeridade e a qualidade do trabalho judicial”, afirma a juíza corregedora da unidade, Inah de Lemos e Silva Machado.
As varas a cargo da UPJ V atualmente contam com 30.142 processos em andamento, sendo 10.133 físicos e 20.009 digitais, com média anual de distribuição de 14,8 mil novos processos. O juiz Sidney da Silva Braga é o diretor do fórum.
Comunicação Social TJSP – AA (texto) / JT (arte)
imprensatj@tjsp.jus.br
Siga o TJSP nas redes sociais: