União de áreas resulta em BI para acompanhamento de dados atualizados
SOF, STI e juízes da Presidência trabalham em conjunto.
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco; o vice-presidente, desembargador Luis Soares de Mello; e o corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Mair Anafe foram apresentados, na tarde de ontem (3), à coletânea de dados, em especial no que se refere às questões orçamentais, elaborada pelos juízes assessores da Presidência, secretários e servidores das Secretarias de Orçamento e Finanças e de Tecnologia da Informação.
A apresentação, feita pelo juiz assessor da Presidência João Baptista Galhardo (Gabinete Civil) e acompanhada pelos magistrados Rodrigo Nogueira e Fernando Tasso (Gabinete Civil), Gustavo Santini Teodoro (Tecnologia da Informação), Claudia Maria Chamorro Reberte Campaña e Juliana Amato Marzagão (Contratos) e Tom Alexandre Brandão (Vice-Presidência), além dos secretários Elisa Mitsiko Matsuse (SOF) e Edivaldo Antonio Sartor (STI) demonstrou aos dirigentes do Judiciário paulista o business intelligence (BI), que permite o acompanhamento da coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações – dados que oferecem suporte à gestão, utilizados com segurança e eficiência na iniciativa privada. O BI – dividido em cinco painéis – combina análise financeira, seleção, visualização, ferramentas e infraestrutura de dados para a tomada de decisões impulsionadas por dados concretos e quase que em tempo real. Em uma definição moderna, o BI demonstra aos dirigentes uma visão abrangente dos dados para que o Judiciário possa gerar mudanças positivas, com acesso rápido à informação e eliminação de ineficiência. O BI permitirá a necessária adaptação às necessidades que o Judiciário terá no período pós-pandemia.
Participaram também da apresentação os servidores da STI Wagner Dias Gomes (diretor), Carla Cristina dos Reis e Amaro Kanashiro Andrade (coordenadores), Donizete Tadeu Magalhães Oliveira e Roberto Dias da Silva (supervisores); e os servidores da SOF Nancy Nagata e André Laursen Pavani (diretores) e João Vicente Ortolan Reiff (coordenador).
Os elogios ao trabalho desenvolvido foram unânimes por parte do presidente, vice-presidente e corregedor-geral da Justiça.
Homenagem – Como o TJSP é feito de pessoas, por pessoas e para pessoas, mesmo quando se entrega um produto top em tecnologia, ao encerramento da apresentação os envolvidos no desenvolvimento do BI se lembraram da servidora Helena Yaeco Fujita Azuma – que com comprometimento, seriedade e ética comandou a Secretaria de Orçamento e Finanças em gestões anteriores, sempre carregada de cadernos e material impresso para entregar ao presidente da época e que sonhava com o dia em que toda aquela papelada seria consultada pelo computador.
“Dona Helena: pessoas passam, ideias ficam”.
Comunicação Social TJSP – RS (texto) / PS (fotos)
Siga o TJSP nas redes sociais: