194 anos da criação dos cursos jurídicos no Brasil

Data também celebra carreiras jurídicas.

 

11 de agosto é o Dia da Criação dos Cursos Jurídicos no Brasil.  Em 1827, o imperador Dom Pedro I criou as duas primeiras faculdades de Direito no país: a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo, e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco. Hoje também se comemora o Dia do Magistrado, o Dia do Advogado e o Dia do Estudante.

Com a independência do Brasil e a promulgação da primeira Constituição, em 1824, que trazia a estruturação do Império, identificou-se a necessidade do ensino do Direito, formando quadros que pudessem dirigir o país em seus primeiros passos. Alguns anos depois seria aprovada a lei de criação dos cursos de ciências jurídicas e sociais.

As faculdades de Direito foram de grande importância no processo de consolidação do ensino superior e para a vida intelectual no Brasil. Grande parte dos responsáveis por “pensar o Brasil” teve sua base intelectual como bacharéis em Direito. Dessas faculdades saíram nomes como Ruy Barbosa, Graça Aranha, Castro Alves, Epitácio Pessoa, Assis Chateaubriand, Gonçalves Dias, Joaquim Nabuco, Oswald de Andrade... Outro nome importante é Maria Augusta Saraiva, primeira mulher a ingressar na Faculdade do Largo de São Francisco, em 1898. Além de vencer os preconceitos da época, foi destaque durante o curso e ganhou uma viagem à Europa como recompensa. É, também, a primeira mulher homenageada com um busto no Tribunal de Justiça de São Paulo. 

O TJSP parabeniza toda a comunidade jurídica neste 11 de agosto!

 

Comunicação Social TJSP – CA (texto) / LF (arte)

imprensatj@tjsp.jus.br

 

Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP