São José do Rio Preto recebe Projeto Recomeçar, para atendimento e ressocialização de egressos
Parceria entre o Poder Judiciário e Instituto Recomeçar.
O Projeto Recomeçar, direcionado à reintegração social de homens e mulheres egressos do sistema prisional na Comarca de São José do Rio Preto, foi lançado no último dia 30. Iniciativa do Instituto Recomeçar que conta com o apoio do Judiciário paulista, do Instituto As Valquírias e da Associação Bem Comum, além do Ministério Público, o projeto promove acesso à educação e à qualificação profissional para aqueles que estão entrando no regime prisional aberto ou já cumpriram sua pena.
“O Recomeçar vai ao encontro de um dos objetivos da Lei de Execução Penal, que é contribuir para a ressocialização do egresso. Como instituição, não conseguimos, sozinhos, proporcionar as condições ideais de reintegração dessas pessoas. Daí a necessidade de parcerias como essa”, explica o juiz da Vara das Execuções Criminais da Comarca de São José do Rio Preto Flavio Artacho, de quem, junto aos juízes Antonio Carlos Pinheiro de Freitas e Evandro Pelarin, ambos da Unidade Regional do Departamento Estadual de Execução Criminal - Deecrim da 8ª Região Administrativa Judiciária - São José do Rio Preto, partiu a iniciativa de buscar apoio.
A metodologia do projeto passa por um cadastro de pessoas interessadas, atendimento inicial, encontro para socialização e para atividades de desenvolvimento psicossocial. No final do processo, equipe técnica realiza uma avaliação final e encaminha os candidatos às empresas parceiras do programa. “Os egressos são encaminhados às instituições após todo um trabalho de apoio e capacitação, para que eles tenham condições de se manter na posição que conseguirem alcançar. Mesmo após a conquista de uma colocação, o Recomeçar continua acompanhando a pessoa pelo tempo que for necessário”, fala a assistente social judiciário Marines Martinez Guirado Dantas. Ao lado da também assistente social judiciário Sueli Aparecida Lopes, ela faz o acompanhamento do trabalho desenvolvido pelo Instituto Recomeçar. “Este projeto vem sendo desenvolvido com êxito nas cidades de Poá (São Paulo), Recife (Pernambuco), Brasília (Distrito Federal) e agora chegou em São José do Rio Preto”, diz Sueli.
Em São José do Rio Preto, mais de 100 egressos já foram cadastrados no Projeto Recomeçar e a meta é que, até o final do ano, ao menos 25 pessoas já estejam inseridas no mercado de trabalho.
Comunicação Social TJSP – AA (texto) / LF (arte)
imprensatj@tjsp.jus.br
Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial