Reeducandas da Penitenciária de Tupi Paulista participam de concurso cultural de valorização da vida
5ª edição da campanha Setembro Amarelo de Alta Paulista.
No mês de setembro, em que é realizada campanha nacional de prevenção ao suicídio, a juíza diretora do fórum da Comarca de Adamantina, Ruth Duarte Menegatti, realizou a 5ª edição da campanha Setembro Amarelo de Alta Paulista, em parceria com o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) e a Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo (SAP-SP). O objetivo deste ano foi despertar reflexões sobre qualidade de vida e relações interpessoais em reeducandas do regime semiaberto da Penitenciária de Tupi Paulista.
Para repensarem as próprias emoções e em como os sentimentos transformam o ambiente em que vivem, foi proposta a elaboração do “Calendário da Vida”, a partir do tema da edição deste ano - “Direito a uma Vida Livre de Violência”. Ao todo, 110 reeducandas foram convidadas a participar voluntariamente do concurso cultural, que teve a duração de três meses e escolheu, por meio de uma comissão julgadora, 12 desenhos e 12 frases para compor um calendário socioeducativo (veja foto). A confecção dos materiais foi precedida de palestras, apresentação de vídeos, podcast e ebooks, com a participação da magistrada e da diretora técnica da Penitenciária Feminina de Tupi Paulista, Adriana Alkmin Pereira Domingues.
De acordo com a juíza, a abordagem busca promover ferramentas de conscientização, reflexão e socialização. “Dentro da proposta educacional, o projeto idealizado se pauta na valorização da vida e na promoção da autonomia de construção dialética da realidade. O resultado foi surpreendente e contribuirá para a ressocialização das reenducandas, trabalhando o universo feminino”, afirmou Ruth Duarte Menegatti. Antes da pandemia, a mesma ação envolvia escolas, ajudando crianças a lidar com as emoções, bem como tratando da importância do ato de brincar, de ser livre e de não usar drogas.
Multiplicando o projeto, a Secretaria de Cultura e Turismo de Adamantina promoverá, amanhã (5), exposição das frases e dos desenhos vencedores na Biblioteca Municipal da cidade. Para os que não estão na região, mas gostariam de conhecer um pouco mais do trabalho desenvolvido durante a 5ª edição do Setembro Amarelo de Alta Paulista, o canal do YouTube DenunciArte traz uma playlist exclusiva da campanha, com quatro vídeos produzidos pela psicoeducadora Denise Alves Freire, que integra a rede de apoio junto ao Judiciário local.
Comunicação Social TJSP – SB (texto) / Divulgação (artes)
Siga o TJSP nas redes sociais:
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial