Novembro Azul – Saúde masculina em foco

Campanha de prevenção ao câncer de próstata.

 

    A campanha Novembro Azul surgiu em 2003, em Melbourne, na Austrália, a partir do movimento que ficou conhecido como Movember. No Brasil, o Instituto Lado a Lado pela Vida, inspirado pelos australianos, também começou a promover ações focadas na saúde do homem durante todo o mês. A iniciativa ganhou força e, atualmente, são realizados eventos, palestras e outras iniciativas de conscientização por todo o Brasil sobre a importância da prevenção e combate ao câncer de próstata.

    De acordo com o Ministério da Saúde, esse é o segundo tipo de câncer mais comum nos homens, o que representa 30% dos casos. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) divulgou que entre 2018 e 2019 foram diagnosticados 68.220 novos casos no Brasil e registradas cerca de 15 mil mortes por ano em decorrência da doença no mesmo biênio.

    No Tribunal de Justiça de São Paulo, a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) divulgou no início do mês, para todos os magistrados e servidores, o informativo “Novembro Azul – conscientização sobre o câncer de próstata”. A iniciativa, vinculada ao projeto Ação Saúde, buscou informar e incentivar a prevenção. “A campanha, assim como outras iniciativas de conscientização, é medida essencial para alertar sobre a necessidade dos cuidados preventivos. Muitas pessoas deixam de ir ao médico regularmente para realizar check-up, que é a forma de descobrir se há algum distúrbio”, diz o médico João Batista Douverny, supervisor na área de Serviço de Promoção da Saúde do TJSP.

    Os sintomas do câncer de próstata – dor nos ossos, presença de sangue na urina ou sêmen, além de dores ou vontade de urinar com frequência – geralmente só aparecem quando a doença já está em estágio avançado.  Por isso, é importante estar atento a fatores de risco, como histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmãos e tios), raça (há maior incidência entre homens negros) e obesidade.

    Em qualquer idade ou situação, o diagnóstico precoce é fator essencial para o sucesso do tratamento e cura. Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Em caso de suspeita, o especialista pode solicitar outros exames, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal. Portanto, mesmo sem sintomas, todos os homens a partir dos 50 anos (ou 45 se houver fator de risco), devem ir periodicamente ao urologista.

    João Batista Douverny alerta que o preconceito em relação ao exame do toque e a resistência dos homens em ir regularmente ao médico devem ser deixados de lado. “O exame é importante, pois uma próstata endurecida, com nódulos e irregularidades na sua superfície, pode ser o principal sinal de uma neoplasia. É muito triste quando um paciente passa por esse sofrimento por não ter realizado a prevenção devida. Precisamos nos conscientizar e cuidar da nossa saúde.”

    Confira algumas dicas e recomendações do informativo – Ação Saúde SGP:

 

    EXAMES

    • Toque retal: permite que o médico avalie alterações da glândula, como endurecimento ou presença de nódulos. Cerca de 20% dos pacientes são diagnosticados somente por esse exame • Exame de sangue PSA • Ultrassom transretal para biópsia, com a retirada de fragmentos da próstata para análise

 

    PREVENÇÃO

    • Acompanhamento médico regular • Após os 50 anos, realizar exames preventivos uma vez por ano, ou conforme orientação médica • Praticar atividade física regularmente • Alimentação rica em frutas, legumes, verduras, grãos e cereais integrais • Controle do peso • Bons hábitos de sono e cuidados com a saúde mental • Evitar bebidas alcoólicas • Não fumar

Veja os locais de atendimento pelo SUS em SP: https://www.inca.gov.br/onde-tratar-pelo-sus/sao-paulo

 

    INFORMAÇÕES

    • Fundação do CâncerMinistério da SaúdeMinistério da Saúde (Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata) • Instituto Lado a Lado Pela VidaInstituto OncoguiaCampreveIncaANSPortal da UrologiaGoverno do Estado de São Paulo

 

    N.R.: texto originalmente publicado no DJE de 17/11/21.

 

    Comunicação Social TJSP – CA (texto) / MK (layout)

    imprensatj@tjsp.jus.br

 

    Siga o TJSP nas redes sociais:

    www.facebook.com/tjspoficial

    www.twitter.com/tjspoficial

    www.youtube.com/tjspoficial

    www.flickr.com/tjsp_oficial

    www.instagram.com/tjspoficial

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP