TJSP promove último dia da 2ª Semana de Acessibilidade

Encerramento com palestra sobre “Atendimento Inclusivo”.

Entre os dias 6 e 10/12, o Tribunal de Justiça de São Paulo promoveu a 2ª Semana de Acessibilidade, com palestras e apresentações voltadas à acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência. No encerramento da programação, o TJSP recebeu o Instituto Jô Clemente (antiga APAE), que ministrou o webinar “Atendimento Inclusivo”. Magistrados e servidores acompanharam o evento virtual, via Teams, que contou ainda com apresentação musical executada por servidoras da Corte paulista.
A abertura do evento virtual foi realizada por Cleiton Borges, supervisor operacional que atua no Centro de Apoio Técnico da 1ª Delegacia da Pessoa com Deficiência da Capital, serviço que o instituto desenvolve há três anos em parceria com o governo de Estado de São Paulo. “O trabalho visa atender denúncias de violências ou qualquer situação em que os direitos de pessoas com deficiência estejam em risco. Em geral, entendemos que defender os direitos das pessoas com deficiência e dar legitimidade à sua causa é uma forma de evitar violências”, considerou Cleber.
Em seguida, a psicóloga Daniela Farias, integrante da equipe técnica do instituto, iniciou a exposição do tema. Ela abordou as diversas concepções de deficiência e sua evolução ao longo do tempo. “Não são os impedimentos corporais que, de fato, caracterizam a deficiência, mas, sim, as barreiras sociais que impedem a plena participação social da pessoa com deficiência”, explicou.
Daniela Farias abordou definições e nomenclaturas importantes, ligadas à legislação brasileira sobre os direitos das pessoas com deficiência. Além das barreiras especificadas em lei - atitudinais, urbanísticas, arquitetônicas, tecnológicas, de mobilidade, de comunicação e informação -, a especialista destacou também a barreira do capacitismo, que é a forma como pessoas com deficiência são tratadas como incapazes de produzir, sentir, desejar e se relacionar, entre outros. “É por isso que encontros como esse de hoje são tão ricos. Quando se está no serviço público, você vai atender todas as pessoas e é importante atendê-las da forma que elas precisam, garantindo e não violando direitos”, concluiu.
O público assistiu ainda, ao final do seminário, quatro apresentações musicais executadas pelas servidoras do TJSP Angélica Cardoso Gama, Sheila de Souza Vieira e Silvana Neres. Com os solos de Angélica e com Sheila Vieira ao piano, servidoras com deficiência visual e auditiva, foram interpretadas para o público as canções “Como é grande o meu amor por você”, de Roberto Carlos; “Tempos modernos”, de Lulu Santos; “O que é, o que é?”, de Gonzaguinha; e a adaptação em português da música “Heal the world”, de Michael Jackson, gravada pelo grupo Roupa Nova, com o título “A paz”.
A 2ª Semana de Acessibilidade foi organizada pela Coordenadoria de Apoio aos Servidores (Caps), Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) e pela Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Comunicação Social TJSP – TM (texto) / PS (reprodução e arte)
imprensatj@tjsp.jus.br

  Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP