InspirAÇÕES: Assistente social judiciário exerce serviços voluntários há 40 anos

Servidora auxilia o próximo no trabalho e fora dele.

A assistente social judiciário Viviana Eugenia Gualtieri completa, em junho, 30 anos de serviço público no Tribunal de Justiça de São Paulo. Ingressou no Judiciário paulista em 1992, no cargo de assistente social no Setor Técnico de Serviço Social da Vara Especializada da Infância e Juventude do Foro Regional IV – Lapa e, em 2006, assumiu a mesma função na Vara da Infância e Juventude da Comarca de Jundiaí, onde permanece até hoje. A formação acadêmica em Serviço Social e o exercício da profissão no TJSP vieram como consequências na jornada de uma menina que, logo na adolescência, descobriu uma fonte de alegria nos atos de generosidade ao próximo e tornou o serviço voluntário uma causa de vida.
O primeiro voluntariado de Viviana foi aos 14 anos, em uma creche, auxiliando a alimentar os bebês nos horários de refeição. “Desde muito pequena, ouvia minha mãe contar histórias sobre minha avó que sempre acolhia crianças no Natal e o quanto isso era bom para as crianças e para todos da família. Mais tarde, estudei em colégio de freiras e muitas delas serviam como missionárias, atendendo crianças em situação de extrema vulnerabilidade. Foi a partir daí que me senti impulsionada a dedicar parte do meu tempo a aqueles que precisam. Doar um pouco do tempo para outros é até mais gratificante para mim do que para as pessoas ou instituições que auxilio” refletiu.
A escolha pela formação em Serviço Social com especialização em famílias – e não havia outra que a interessasse -, levou-a a perceber que, além da dedicação profissional, ela tinha, no trabalho, a oportunidade de fazer algo mais. “A partir do trabalho como assistente social na Vara da Infância e da Juventude, constatamos que os domingos são dias em que as crianças e adolescentes acolhidas não recebem visitas, então passei a organizar algumas atividades com um restrito grupo de voluntários, como oficinas culinárias e o Dia da Beleza, e outras ações. Essas atividades acabaram impulsionando campanhas que envolveram a comunidade forense e toda a comunidade local na doação de cremes de cabelo, mochilas e materiais escolares que foram entregues às crianças nas atividades realizadas. Tivemos muito resultado e, certamente, foram momentos que fizeram muita diferença na vida deles”, contou Viviana.
Dentre as entidades que a servidora apoia, diversos trabalhos foram realizados por meio do Grupo Girassol, uma Organização Não Governamental (ONG) da cidade, e do Fundo Social de Solidariedade do município, entidades nas quais a servidora desenvolve ações durante todo o ano, coordenando e apoiando campanhas de arrecadações de fundos e doações, envolvendo e mobilizando a comunidade local.
Com o surgimento da pandemia de Covid-19 e o consequente aumento da necessidade de ajuda e doações em todas as instituições que dependiam de suporte social, a assistente intensificou seus esforços e criou novas campanhas solidárias. Durante todo o ano de 2020, Viviana organizou campanhas de arrecadações de alimentos não perecíveis, fraldas geriátricas e infantis para suprir abrigos da cidade.  Ela manteve ainda outras campanhas voltadas para pessoas em situação de rua, em que mobilizou a comunidade a doar roupas, cobertores, produtos de limpeza e até alimentação também para os animais cuidados pelos desabrigados. Em dezembro, com a chegada das festas de Natal, Viviana preparou ações especiais para que a data não passe em branco para crianças, idosos e famílias vulneráveis que ela acompanha durante o ano. As crianças acolhidas puderam escrever cartas para Papai Noel em uma ação que presenteou 25 crianças e adolescentes com kits de Natal; para um lar de idosos que atende 90 abrigados, a assistente social se uniu a voluntárias de outra instituição e o grupo montou 90 kits de higiene pessoal que foram entregues antes das comemorações natalinas. “Para mim, ser voluntário é se doar, doar um sorriso, uma palavra; doar afeto, seu tempo, bem material ou conhecimento; temos muito a doar e, muitas vezes, não percebemos a riqueza que temos conosco e dentro de nós.”
O ano mal começou e a agenda está cheia de compromissos – os já assumidos com os grupos e instituições que mantém trabalhos voluntários e qualquer outro desafio que surgirem frente às necessidades da comunidade local. “A proposta para 2022 é promover oficinas de geração de renda para puérperas, para que possam cuidar dos bebês e se manterem; além de campanhas pontuais para o Dia das Mães e Dia dos Pais nos abrigos de idosos, e muitas outras atividades. Enfim, sempre há muito a fazer e quem quiser ajudar será sempre bem-vindo!”, finalizou a assistente social.

InspirAÇÕES – O projeto destaca histórias de vida, habilidades, voluntariado, trabalho e curiosidades de servidores e magistrados que, de alguma forma, se destacam. Pessoas dedicadas, que, mesmo diante da pandemia e do trabalho remoto, seguem atuando para manter o maior Tribunal de Justiça do país em funcionamento, prestando atividade jurisdicional contínua. Eles são a força que move o Judiciário paulista. Para sugestão de personagem, envie e-mail para imprensatj@tjsp.jus.br.

Comunicação Social TJSP – TM (texto) / KS (fotos) / LF (arte)
imprensatj@tjsp.jus.br

Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP