Alunos de Direito da USP participam de visita monitorada presencial no Palácio da Justiça

Participação de cerca de 100 estudantes.

    O Palácio da Justiça, sede do Tribunal de Justiça de São Paulo, recebeu, nesta segunda-feira (28), cerca de 100 alunos do curso de Direito da Universidade de São Paulo (USP) para a primeira visita monitorada presencial desde o início da pandemia. Recebidos pela desembargadora Luciana Almeida Prado Bresciani, pelo juiz Luiz Renato Bariani Pérez e pela equipe de visitas técnicas, os jovens acompanharam palestra sobre a história do prédio e do Poder Judiciário paulista.
    “Espero que as exposições de hoje causem em vocês sensação de pertencimento em relação ao Tribunal, como cidadãos e estudiosos do Direito que são. Um dia, vocês voltarão aqui como colegas, advogados, promotores de Justiça, defensores, procuradores do Estado: todos integrantes do sistema de Justiça”, disse a desembargadora ao recepcionar os alunos. “O que se espera de um magistrado? Muito estudo, dedicação, independência, sensibilidade, responsabilidade, discrição, capacidade de adaptação, respeito, trato com as partes e fundamentação das decisões judiciais”, afirmou.
    Magistrado há 21 anos, o juiz Luiz Renato Bariani Pérez, da 1ª Vara Cível do Foro Regional de Itaquera, entre outros assuntos, contou casos jurídicos marcantes que vivenciou ao longo da carreira, falou da importância de se aplicar o Direito de forma isenta e da complexidade do trabalho do magistrado. “Um dos desafios que o Direito me trouxe foi abrir os olhos para outras lógicas”, analisou. Segundo ele, para ser um bom juiz é preciso capacitação humanista, com interesse em diversas áreas, como Filosofia, Sociologia e Psiquiatria. “Precisa ser indagador. Precisa haver uma procura incessante pela natureza humana. É com esta base que o juiz deve atender a sociedade”, discorreu.
    “É sempre uma satisfação muito grande retornar aqui e trazer nossos alunos que serão, parte deles, magistrados”, disse o professor da USP Paulo Henrique dos Santos Lucon. “O que esta, que é a maior Corte de Apelação do mundo, fez durante na pandemia não tem paralelo. Foi um trabalho intenso e com incrível capacidade de adaptação. O Tribunal respondeu com uma rapidez extraordinária e os números estão aí para mostrar que o serviço foi muito grande. Esperamos que essa nova juventude venha, no futuro, colaborar com esse sistema de Justiça, que agora se alia ainda mais às novas tecnologias”, afirmou o docente, que organizou a visita juntamente com a professora Elza Boiteux e a ex-aluna Isabela Tondin.

    Visitas monitoradas - Instituições, estudantes de diversas áreas e público em geral podem reservar as visitas, inclusive virtuais. É possível fazer o agendamento de forma on-line. As visitas são gratuitas e ocorrem de segunda a sexta-feira. As virtuais acontecem em dois horários: das 10 às 11 horas ou das 15 às 16 horas; enquanto as presenciais são sempre às 14 horas. Há emissão de certificado quando realizadas para instituições. Para mais informações, mande e-mail para visita@tjsp.jus.br ou entre em contato pelo telefone (11) 4802-9215.

    Comunicação Social TJSP – SB (texto) / KS (fotos)
    imprensatj@tjsp.jus.br

    Siga o TJSP nas redes sociais:
    
www.facebook.com/tjspoficial
    www.twitter.com/tjspoficial
    www.youtube.com/tjspoficial
    www.flickr.com/tjsp_oficial
    www.instagram.com/tjspoficial

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP