Parceria entre TJSP e Prefeitura viabiliza digitalização de 100% das execuções fiscais municipais em Lorena

    Ação traz agilidade e transparência à prestação jurisdicional.

 

    Parceria firmada entre o Tribunal de Justiça de São Paulo e a Prefeitura de Lorena viabilizou a digitalização de mais de 30 mil processos físicos de execuções fiscais na comarca, facilitando o acesso dos jurisdicionados aos processos e proporcionando celeridade ao andamento dos feitos. Execuções fiscais são as ações propostas pela Fazenda Pública – nesse caso, o Município de Lorena – para requerer de contribuintes inadimplentes o crédito devido quando a cobrança por vias administrativas não obtém êxito.

    O projeto de digitalização, coordenado pela Procuradoria do Município de Lorena, contou com participação de uma equipe de mais de 20 pessoas, além de empresa contratada pela Prefeitura, que montou núcleo no paço municipal com a utilização de equipamentos para digitalização dos processos físicos, conforme regulamentado pelo Comunicado CG nº 466/20.

    O cartório organizou os processos em lotes e fez a carga para a equipe municipal, que realizou a digitalização. Na sequência, os autos e os arquivos foram remetidos ao fórum para carregamento das imagens no sistema informatizado de processos do TJSP. De acordo com a procuradora-chefe do município, Elisangela Rodrigues, uma das responsáveis pela ação, em janeiro o projeto foi concluído, alcançando 100% dos feitos em andamento. “Iniciamos o procedimento em julho de 2020, quando tomei conhecimento de que o Tribunal autorizava a digitalização de autos pelas partes”, contou. No início da ação, estavam em andamento 45 mil feitos – 30 mil deles em papel. Todo o trabalho foi acompanhado pelos juízes que atuaram no Setor de Execução Fiscal da comarca ao longo desse período: Vanessa Pereira da Silva e Wallace Gonçalves dos Santos.

    Para o juiz Ricardo Dal Pizzol, assessor do Gabinete Civil da Presidência do TJSP, a digitalização das execuções fiscais interessa tanto ao Tribunal de Justiça quanto aos municípios, pois possibilita a tramitação mais ágil desses processos, mediante, por exemplo, o emprego de robôs para atividades repetitivas e a utilização plena das ferramentas do sistema. “Nessa linha, o Tribunal busca parcerias com prefeituras para acelerar a digitalização desses acervos, visando a extinguir totalmente a tramitação em meio físico nos próximos anos. Vale destacar que, dos processos físicos existentes em nosso Tribunal, 79,7% são execuções fiscais, e, dentre estas, 80,3% são execuções fiscais municipais”, conta o magistrado.

    Para a secretária de Primeira Instância do TJSP, Vanessa Cristina Martiniano, o processo digital apresenta diversos benefícios. “A transformação dos autos permite a tramitação de forma remota, a possibilidade de visualizar peças e andamentos pela internet, a intimação eletrônica de entes conveniados, a otimização de espaços físicos nos prédios dos fóruns e das procuradorias, o peticionamento eletrônico 24 horas, além da economia de papel”, destaca a secretária da SPI.

 

    Processo Digital

    O Tribunal de Justiça de São Paulo não recebe ações em papel desde dezembro de 2015. Em novembro de 2018 também os novos inquéritos passaram a ser digitais. O objetivo do Judiciário paulista é que, até o final de 2026, 100% de seu acervo esteja no formato digital. Para isso, além de prefeituras e unidades judiciais, os próprios advogados podem digitalizar autos físicos que já estejam em tramitação. Na página Capacitação e Competências do TJSP, item “Digitalização de Processo Físico”, subitem “Pelo interessado”, estão disponíveis um guia rápido, manual de digitalização e vídeos explicativos.

    O TJSP também tem projeto de digitalização em andamento, iniciado em julho do ano passado. A primeira etapa desse trabalho prevê a digitalização de processos das varas cíveis do Fórum João Mendes Júnior, da Unidade de Processamento das Execuções Contra a Fazenda (Upefaz), da Diretoria de Execução de Precatórios (Depre), do Foro Regional da Lapa e das varas de execuções criminais da Capital e algumas do Interior.

 

    N.R.: texto originalmente publicado no DJE de 30/3/22.

 

    Comunicação Social TJSP – TM (texto) / MK (layout) / KS (foto)

    imprensatj@tjsp.jus.br

 

    Siga o TJSP nas redes sociais:

    www.facebook.com/tjspoficial

    www.twitter.com/tjspoficial

    www.youtube.com/tjspoficial

    www.flickr.com/tjsp_oficial

    www.instagram.com/tjspoficial

    www.linkedin.com/company/tjesp/

 

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP