Desembargador Renato Sandreschi Sartorelli é homenageado pelo Órgão Especial

Aposentadoria após 46 anos de Magistratura.

 

    O desembargador Renato Sandreschi Sartorelli, próximo da idade limite para a permanência no Poder Judiciário, recebeu, na sessão do Órgão Especial de hoje (6), homenagens de seus pares antes da aposentadoria, marcada para a próxima segunda-feira (11).

    “É uma vida dedicada ao Poder Judiciário”, declarou o presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe, ao relembrar a trajetória do colega. “É alguém que enriquece sempre os debates no Órgão Especial”, afirmou, ressaltando que, para o Tribunal, “é uma perda muito grande”. “Gostaria, como amigo, de desejar pleno êxito na aposentadoria. Que seja muito feliz na nova fase, assim como foi nesses 46 anos de atividade na Magistratura. Agradeço em meu nome e em nome do Tribunal de Justiça de São Paulo”, finalizou.

    Para o vice-presidente, desembargador Guilherme Gonçalves Strenger, a despedida é apenas formal, já que os laços de amizade irão perdurar. “Ficam seu trabalho e a lembrança de suas posturas firmes e corajosas”, afirmou. “Com espírito afável e extremamente generoso, é um juiz preparado, cumpridor de seu dever, que sempre manteve ótimo relacionamento com os colegas”, completou. “Sua trajetória de magistrado dedicado, íntegro e comprometido com os ideais da justiça sempre o colocaram em evidência na Magistratura.”

    O procurador de Justiça Mário Antonio de Campos Tebet manifestou o reconhecimento do Ministério Público de São Paulo e sua admiração pessoal pelo homenageado. “O desembargador Renato Sandreschi Sartorelli personifica este Tribunal”, disse.

    Também o corregedor-geral da Justiça, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, fez questão de saudar e cumprimentar o “colega e dileto amigo”. “Um exemplo para as novas gerações de magistrados. Estaremos todos com as portas escancaradas de nossos gabinetes para Vossa Excelência”, destacou.

    A desembargadora Luciana Almeida Prado Bresciani afirmou que Renato Sandreschi Sartorelli “deixa um legado na forma de julgar, no respeito aos jurisdicionados e no trato com seus pares e servidores. É um exemplo para todos nós, magistrados”.

    "Um exemplo de jurista, juiz e pessoa”, assim o homenageado foi definido pelo desembargador James Alberto Siano. “Um homem com altivez, coragem e determinação (...). Receba meu fraternal abraço e que Deus o abençoe e ilumine seu caminho”, desejou.

   Em suas palavras de despedida, Renato Sartorelli agradeceu a seus pares, aos funcionários do Gabinete, aos procuradores de Justiça, ao corpo médico e odontológico do TJSP, aos integrantes dos gabinetes Civil e Militar, juízes auxiliares, servidores, secretários e ao presidente Ricardo Anafe.

    “Trago comigo episódios marcantes nesses longos 46 anos de Magistratura. São recordações preciosas guardadas na minha memória”, disse o magistrado. “Em setembro de 1975, o entusiasmo e a alegria foram imensos. Na saída, o sentimento é outro. Parece que estou perdendo uma parte da vida, não sei explicar. A emoção é forte, marcada por certa angústia, mas penso que o tempo minimizará esta dor”, comentou. “Tenho a consciência do dever cumprido. Servi com honradez, dignidade e com o melhor da minha capacidade.”

    O presidente da Seção de Direito Privado, desembargador Artur César Beretta da Silveira, também prestigiou as homenagens. Ainda no início da sessão, os desembargadores Luiz Antonio de Godoy e Ricardo Cintra Torres de Carvalho proferiram suas saudações. Outros integrantes do Órgão Especial manifestaram-se em meio à extensa pauta do dia.

 

    Trajetória – Renato Sandreschi Sartorelli nasceu em Santos, em 1947. Graduou-se pela Faculdade de Direito Metropolitanas Unidas (FMU), turma de 1973. Ingressou na Magistratura em 1975, quando foi nomeado juiz substituto da 4ª Circunscrição Judiciária, com sede em Osasco. Atuou nas comarcas de Mirandópolis e Guarulhos. Em 1983, foi promovido para a 2ª Vara Distrital da Casa Verde. Foi removido para a 6ª Vara Cível do Foro Regional de Santana em 1984 e, em 1990, foi removido ao cargo de juiz substituto em 2º grau. No mesmo ano, foi promovido pelo critério de merecimento a juiz do 2º Tribunal de Alçada Civil do Estado de São Paulo. Foi eleito vice-presidente do 2º Tribunal de Alçada Civil de São Paulo para o biênio de 2001/2003. Foi eleito, em 2003, em sessão plenária, para presidente do 2º Tribunal de Alçada Civil de São Paulo. Chegou ao cargo de desembargador em 2005. Foi eleito para o Órgão Especial no ano seguinte, tornando-se integrante efetivo do OE em 2015.

 

    Comunicação Social TJSP – SB (texto) / KS (fotos)

    imprensatj@tjsp.jus.br

 

    Siga o TJSP nas redes sociais:
    www.facebook.com/tjspoficial
    www.twitter.com/tjspoficial
    www.youtube.com/tjspoficial
    www.flickr.com/tjsp_oficial
    www.instagram.com/tjspoficial

    www.linkedin.com/company/tjesp    

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP