88º Encoge aborda inovação e humanização na atuação das Corregedorias

CGJ Fernando Antonio Torres Garcia participou dos trabalhos.

 

    O 88º Encontro do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais da Justiça (88º Encoge) foi realizado na sexta-feira (8), de forma virtual, sob coordenação do Judiciário do Tocantins. O corregedor-geral da Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, participou do evento, que teve como tema a “Inovação e Humanização na Atuação das Corregedorias”. Ao final foi editada a “Carta de Palmas”, com enunciados focados em ações humanizadoras.

    Na abertura do Encoge, a presidente do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (Ccoge) e corregedora-geral da Justiça do Tocantins, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, falou sobe o momento de atualização tecnológica do Judiciário brasileiro e a necessidade do olhar voltado para questões humanas. “A verdadeira missão do Poder Judiciário não é só a aplicação da lei, mas acima de tudo é a de garantir a dignidade da pessoa humana, o resgate da cidadania e a promoção da paz social”, frisou. O ex-presidente do Ccoge, desembargador Paulo Sérgio Velten Pereira, que em breve assume a presidência do Tribunal de Justiça do Maranhão, participou da abertura e se despediu do colegiado. “Pude conviver com os melhores magistrados, conheci muitos colegas ainda que em grande parte virtualmente. Tenho certeza de que estamos em um fórum de pessoas vocacionadas e para mim foi um aprendizado permanente”, lembrou.

    A primeira palestra do dia foi proferida pelo CEO do Judiciário Exponencial, Ademir Piccoli, com o tema “Acelerando a Inovação no Judiciário” e teve mediação do desembargador Luiz Tadeu Barbosa Silva, 1º secretário da Comissão Executiva do Ccoge e corregedor-geral da Justiça do Mato Grosso do Sul. Em seguida, Ana Cristina de Souza Maia, presidente do Colégio Registral Imobiliário de Minas Gerais, discorreu sobre “Regularização Fundiária, Dignidade Humana e Aproximação da Justiça e Sociedade”, com mediação do desembargador Paulo Sérgio Velten Pereira.

    Na parte da tarde, o corregedor-geral da Justiça do Mato Grosso do Sul, desembargador Luiz Tadeu Barbosa Silva, explanou sobre o “Cartório do Futuro”. O painel foi coordenado pela desembargadora Tânia Maria Brandão Vasconcelos, corregedora-geral da Justiça de Roraima e 2ª vice-presidente da Comissão Executiva do Ccoge. Depois, o tema “Linguagem Simples” foi abordado pela desembargadora Carmelita Indiano Americano do Brasil, corregedora-geral da Justiça do Distrito Federal e Territórios e pelo juiz auxiliar da Presidência do TJDFT, Jayder Ramos de Araújo. O terceiro painel tratou da “Metodologia de Correição” desenvolvida pela Corregedoria Geral de Roraima. A servidora Inaiara Milagres Carneiro e a desembargadora Tânia Maria Brandão Vasconcelos apresentaram o método. A coordenação da mesa foi da desembargadora Rosileide Maria da Costa Cunha, corregedora-geral da Justiça do Pará e 1ª tesoureira da Comissão Executiva do Ccoge. Para encerrar os painéis, o desembargador Paulo Sérgio Velten Pereira e o juiz auxiliar Anderson Sobral de Azevedo abordaram o papel das Corregedorias na “Transformação Digital das Serventias Extrajudiciais”. A coordenação da mesa ficou a cargo do desembargador Carlos Simões Fonseca, corregedor-geral da Justiça do Espírito Santo e 2º tesoureiro da Comissão Executiva do Ccoge.

    Após as palestras os corregedores-gerais debateram e aprovaram por unanimidade a “Carta de Palmas”, com enunciados referentes aos assuntos apresentados no Encoge. “Foi uma satisfação sediar este encontro. Um dia para celebrar e agradecer a participação dos corregedores que compõem o Colégio Permanente, e demais espectadores. A Carta que aprovamos hoje é resultado de um debate democrático, inclusivo e harmonioso. O Judiciário tem esse compromisso com a sociedade”, avaliou a presidente do Ccoge.

    Também participaram do 88º Encoge os juízes assessores da Corregedoria Geral da Justiça paulista Fernando Antonio Tasso, Karina Ferraro Amarante Innocencio, Rodrigo Nogueira, Roger Benites Pellicani, Iberê de Castro Dias e Josué Modesto Passos.

 

    *Com informações do TJTO.

 

    Comunicação Social TJSP – GA (texto) / TJTO (fotos)
    
imprensatj@tjsp.jus.br

 

    Siga o TJSP nas redes sociais:
    
www.facebook.com/tjspoficial
    www.twitter.com/tjspoficial
    www.youtube.com/tjspoficial
    www.flickr.com/tjsp_oficial
    www.instagram.com/tjspoficial
    www.linkedin.com/company/tjesp

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP