TJSP na Mídia: Justiça Restaurativa é tema de matéria no UOL
Juiz do Grupo Gestor da JR concedeu entrevista.
A plataforma Ecoa, integrante do UOL, veiculou, ontem (19), matéria sobre a Justiça Restaurativa (JR), analisando diferentes aspectos do tema. O juiz Egberto de Almeida Penido, integrante do Grupo Gestor da Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça de São Paulo, concedeu entrevista ao site.
O texto explica como a JR é aplicada na prática, os ganhos para a sociedade e os desafios da sua aplicação. Egberto Penido frisou que o método visa à conscientização sobre os fatores que motivaram o conflito e também à reparação do ano, com a participação do ofensor e, quando houver, da vítima, bem como de suas famílias e dos demais envolvidos.
"É um princípio de corresponsabilidade. Por exemplo, uma briga por conta de bullying na escola: não acreditar que isso em parte é culpa da família, da escola e do Estado é não ir a fundo no problema. Assim, se diminui a capacidade de transformação de uma consciência para que aquilo não volte a ocorrer. Nesse sentido, a justiça restaurativa pode ser aplicada tanto no campo criminal como fora dele também", falou magistrado.
Leia na íntegra.
Comunicação Social TSJP – SB (texto) / AD (arte)
imprensatj@tjsp.jus.br
Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial
www.linkedin.com/company/tjesp/