Direito e a proteção dos animais como missão de vida

Há 20 anos servidora resgata animais abandonados.

  A servidora Adriana Bondioli integra o Tribunal de Justiça de São Paulo desde 1997. Iniciou a carreira na 3ª Vara Cível de Santo Amaro e, uma década depois, começou a trabalhar no gabinete do desembargador Galdino Toledo Junior, onde permanece até hoje. Em sua trajetória o amor aos animais sempre esteve presente e, na vida adulta, a dedicação ao Judiciário e à proteção de caninos e felinos é uma verdadeira missão.
O exemplo de cuidado aos animais veio da avó materna, que criava muitos bichos. Adriana lembra que em 2001 realizou o primeiro resgate e desde então não parou. “O primeiro foi de um gatinho filhote que chegou a viver comigo por 13 anos. Eu estava no casamento de um amigo, e havia um gatinho miando o tempo todo dentro da igreja”, conta. Agora já são 20 anos de resgates, cuidado e busca a adoção, quando possível, de animais abandonados.
“Cada resgate é único. Tudo depende da situação do bichinho, se está assustado ou machucado. Tem cães que basta abrir a porta do carro, que eles já vêm correndo; outros podem demorar dias para capturar”, relata Bondioli. A protetora independente conta que já parou rodovia por conta de cão correndo no meio dos carros. “Já resgatei muitos cães atropelados, doentes, cadelas prenhas, além de filhotes que deixaram na porta da minha casa, pois as pessoas sabem que eu resgato e cuido”, afirmou.
Em certo momento, Adriana se mudou para uma chácara, não por outro motivo senão pela causa dos animais que resgatava. “Eles ficam no quintal, divididos em ‘quadrilhas’, porque são terríveis”, brinca a assistente jurídico. “Os menores, os doentes e os idosos ficam dentro de casa”, completou. Adriana explicou ainda que, apesar da tensão que envolve alguns resgastes, a parte mais difícil é recuperar e manter os animais. Ela conta com apoio de rede de protetores para viabilizar ração, produtos de limpeza, medicamentos, vacinas, tratamentos veterinários e cuidados com a higiene em geral.
“Geralmente, pedimos ajuda nas mídias sociais e a rede de apoio se movimenta”, pontuou Bondioli. Além dos apoiadores virtuais, Adriana conta com a ajuda permanente de veterinários colaboradores.
“O resgate de animais para mim não é trabalho, é uma missão de vida mesmo. Algumas pessoas não entendem, dizem que é loucura; mas eu considero que é amor. Eles têm um amor incondicional por nós. A gratidão deles é tão grande que nos faz esquecer qualquer dificuldade”, encerrou a servidora.

 

Comunicação Social TJSP – TM (texto) / KS (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br

 

Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial
www.linkedin.com/company/tjesp

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP