Está no ar a Pesquisa sobre Percepção e Avaliação do Poder Judiciário Brasileiro
Respostas podem ser enviadas até 18/5.
Cidadãos, defensores públicos, advogados e integrantes do Ministério Público podem responder, até 18/5, a Pesquisa sobre Percepção e Avaliação do Poder Judiciário Brasileiro. O objetivo do estudo é analisar três pontos importantes do trabalho nos tribunais de todo o país: a dinâmica de acesso ao sistema de Justiça, os serviços prestados e as formas de comunicação com o cidadão.
A pesquisa é coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e está alinhada com a Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026.
Entre os cidadãos, serão aceitas respostas de pessoas que tenham sido parte em algum processo judicial nos últimos cinco anos, seja como autor da ação, como réu ou como vítima. O questionário apura a modalidade de atendimento (remoto ou presencial) e o tema do processo impetrado, que pode ser desde uma discussão de cobrança de impostos, uma ação penal ou um processo que envolva direito de família.
Como os participantes podem ter acionado o Judiciário durante o período da pandemia, a pesquisa também trata da percepção sobre os serviços digitais.
As informações pessoais prestadas ficarão sob sigilo. Idade, escolaridade, sexo e identidade de gênero, entre outros dados que caracterizam o respondente, serão utilizados apenas para verificar as correlações entre as respostas e os grupos sociais – definidos por etnia declarada e faixa de renda informada, por exemplo. Acesse:
- Cidadãos;
- Advogados;
- Integrantes do Ministério Público
N.R.: texto originalmente publicado no DJE de 4/5/2022.
Comunicação Social TJSP – GA e SB (texto) / LF (layout)
Siga o TJSP nas redes sociais:
www.linkedin.com/company/tjesp