Desembargadores Xisto Rangel, José Aparicio Coelho Prado Neto e Ponte Neto são empossados no TJSP

Solenidade realizada no Palácio da Justiça.

    O Tribunal de Justiça de São Paulo celebrou, nesta terça-feira (7), a posse solene dos desembargadores Xisto Albarelli Rangel Neto, José Aparicio Coelho Prado Neto e José da Ponte Neto. Após mais de dois anos inviabilizada por conta da pandemia, a cerimônia de posse solene voltou a ser realizada no Salão do Júri do Palácio da Justiça, sede do Judiciário paulista, onde os magistrados foram recebidos por colegas, representantes civis e militares, operadores do Direito, amigos, familiares e servidores da Justiça. 
     O orador em nome do Tribunal, desembargador José Orestes de Souza Nery, apresentou a trajetória dos empossandos e destacou que o momento da chegada ao posto de desembargador inevitavelmente remete ao início da carreira na Magistratura. “Tínhamos, então, o fulgor da juventude, a ilusão da inexperiência, o élan dos sonhos, o desejo de promover a Justiça, de modo a pacificar os conflitos sociais”, lembrou. “Ei-los aqui, meus queridos amigos Xisto, Aparicio e José da Ponte, no ápice da carreira abraçada décadas atrás. Este é o merecido prêmio que alcançam por uma vida inteira de dedicação à causa da Justiça.”
    Ao fazer uso da palavra, José da Ponte Neto relembrou sua carreira e agradeceu a todos que o influenciaram, em especial aos familiares. “Estou emocionado por participar desta importante celebração”, disse. 
    
Em discurso repleto de agradecimentos e homenagem ao pai, o advogado José Aparicio Coelho Prado Júnior, José Aparicio Coelho Prado Neto também repassou sua trajetória. “Só me resta dizer que hoje alcancei um honroso patamar por nunca ter desistido de sonhar e jamais ter esquecido um dito sempre repetido por meu pai: ‘o sol nasceu para todos, mas a sombra é só para quem planta’.”
    Xisto Rangel também rendeu homenagens ao pai, Ricardo Falcão Rangel, que foi delegado de Polícia Secional de Itanhaém e o estimulou a abraçar a carreira jurídica. “Mais de trinta anos passados, muito trabalho realizado, hoje me percebo aqui, diante desta Augusta Corte, que me concede a honra de perseverar no caminho reto da consecução da Justiça, na árdua tarefa de dar a cada um o que merece.”
    O presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe, encerrou a cerimônia com uma saudação aos grandes protagonistas do evento, o trio de empossados, lembrando que há tempos conhece a dedicação e profissionalismo dos magistrados. “Meus parabéns, sejam muito bem-vindos ao Tribunal de Justiça. Essa passagem a desembargador é muito importante, faz muita diferença para nós, juízes de carreira. Estou absolutamente lisonjeado de dar posse aos três.”
    Também participaram da solenidade o secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa, representando o governador; o vice-presidente do TJSP, desembargador Guilherme Gonçalves Strenger; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia; o decano do TJSP, desembargador José Carlos Gonçalves Xavier de Aquino; o presidente da Seção de Direito Privado do TJSP, desembargador Artur César Beretta da Silveira; o diretor da Escola Paulista da Magistratura (EPM), desembargador José Maria Câmara Júnior; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, Luiz Antonio Moreira Vidigal; o presidente do Tribunal de Justiça Militar, juiz Orlando Eduardo Geraldi; a desembargadora federal do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, Consuelo Yoshida, representando a presidente; o primeiro subdefensor público-geral Rafael Pitanga Guedes, respondendo pelo expediente da Defensoria Pública-Geral do Estado de São Paulo; o procurador do Estado Gabriel da Silveira Mendes, representando a procuradora-geral do Estado; o vice-presidente da Associação Paulista de Magistrados, desembargador Walter Rocha Barone, representando a presidente; a ouvidora do TJSP, desembargadora Ligia Cristina de Araújo Bisogni; o presidente da Magiscred, desembargador Ademir de Carvalho Benedito; o presidente do TJSP no biênio 2012-2013, desembargador Ivan Ricardo Garisio Sartori; o presidente do TJSP no biênio 2016-2017, desembargador Paulo Dimas Debellis Mascaretti; o presidente do Conselho Fiscal da Associação os Funcionários Públicos do Estado de São Paulo, desembargador William Marinho de Faria, representando o presidente; o coronel do Exército Mauro José de Almeida Júnior, representando o comandante Militar do Sudeste; o conselheiro Secional da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, João Vinícius Manssur, representando a presidente; o vice-presidente da Associação dos Advogados de São Paulo, Eduardo Foz Mange, representando o presidente; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Sidney Mendes de Souza; a esposa do desembargador José da Ponte Neto, Sueli Tomé da Ponte, desembargadora do TRT 2ª Região; a esposa do desembargador José Aparicio Coelho Prado Neto, Neusa Aliperti Coelho Prado, junto com as filhas Fernanda Aliperti Coelho Prado Neubern e Luiza Aliperti Coelho Prado Alvarenga, os genros Renato Tadeu Lima Neubern e Denis Seiji Alvarenga e as irmãs Regina e Márcia; e as primas do desembargador Xisto Albarelli Rangel Neto, Maria Lydia e Maria Vitória, junto com os tios Eduardo e Regina.

    Xisto Albarelli Rangel Neto – Nascido em 1966, em Catanduva (SP). Formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), turma de 1988. Antes de ingressar na Magistratura foi delegado de Polícia na Secretaria da Segurança Pública de São Paulo. Ingressou na Magistratura em 1990, nomeado para a 1ª Circunscrição Judiciária, com sede em Santos. Judicou nas Comarcas de Jacupiranga, Registro, Cubatão, Santos e Capital. Foi removido ao cargo de juiz substituto em 2º grau em 2019. Assume a vaga decorrente da aposentadoria do desembargador Paulo Pastore Filho.

    José Aparicio Coelho Prado Neto – Nasceu em São Paulo, em 1951. Graduou-se em Direito pela Universidade Mackenzie, turma de 1976. Ingressou na Magistratura em 1987, como juiz substituto da 45ª Circunscrição Judiciária, com sede em Mogi das Cruzes. Atuou nas comarcas de Eldorado Paulista, Piraju, Ourinhos e da Capital. Em 2013, foi removido ao cargo de juiz substituto em 2º grau. Promovido à vaga decorrente da aposentadoria do desembargador Celso José Pimentel.

    José da Ponte Neto – Natural de São Paulo, nascido em 1956. Graduou-se em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), turma de 1989. Ingressou na Magistratura em 1990, nomeado juiz substituto da 47ª Circunscrição Judiciária, com sede em Taubaté. Atuou nas comarcas de Rancharia, Guarujá, Mauá, Santo André e da Capital. Em 2014, foi removido ao cargo de juiz substituto em 2º grau. Ocupa a vaga deixada pela aposentadoria do desembargador Augusto Francisco Mota Ferraz de Arruda.

    Mais fotos no Flickr.

    Comunicação Social TJSP – DM (texto) / KS e PS (fotos)
    imprensatj@tjsp.jus.br

    Siga o TJSP nas redes sociais:
    www.facebook.com/tjspoficial
    
www.twitter.com/tjspoficial
    
www.youtube.com/tjspoficial
    
www.flickr.com/tjsp_oficial
    
www.instagram.com/tjspoficial
    
www.linkedin.com/company/tjesp

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP