Primeiro episódio do podcast Casos Forenses traz a história do “Crime da Mala”
Programa apresenta processos que marcaram época.
Em uma iniciativa que busca dar vida a páginas de processos emblemáticos e dessa forma registrar a história do Judiciário, de São Paulo e da própria sociedade brasileira, o Tribunal de Justiça lança o podcast Casos Forenses. O programa abordará casos de repercussão nacional e julgados que marcaram a jurisprudência. O primeiro episódio trata do “Crime da Mala”, assassinato que mexeu com o país no final dos anos 20, envolvendo um imigrante italiano, uma mala suspeita encontrada no Porto de Santos, caçada policial, júris realizados na sede do TJSP e uma jovem inocente, cuja sepultura tornou-se objeto de culto popular nos dias de hoje. Ouça na sua plataforma de podcasts favorita e assista no YouTube.
O episódio contou com a participação da pesquisadora e escritora Ilana Casoy, especialista em casos criminais, e de Bruno Bettine, servidor do TJSP que trabalha no Museu do Tribunal há 12 anos. Ilana Casoy conta que o caso da mala representa um marco na história de crimes no país. “É muito chocante. Não são todos que vão chegar a símbolo, mas esse crime da mala, sim, vira um ‘start’ na nossa tentativa de registro histórico dos assassinatos, suas investigações e seus processos”, afirmou ela. A apresentação fica a cargo de Merks Germano e o podcast é uma produção do Museu do Tribunal de Justiça e da Diretoria de Comunicação Social.
O processo do crime da mala está exposto no Museu do TJSP, que fica na rua Conde de Sarzedas, número 100. As visitas são presenciais ou virtuais. Para agendamento, acesse www.tjsp.jus.br/visitasmonitoradas.
Comunicação Social TJSP – GA (texto) / MK (arte)
imprensatj@tjsp.jus.br
Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial
www.linkedin.com/company/tjesp