Vice-presidente, Guilherme Strenger, representa a Presidência do Judiciário paulista no II Encontro Nacional do Conselho de Presidentes de TJs

Encontro aconteceu em Sergipe.

 

Os presidentes dos Tribunais de Justiça do país dedicaram os dias da semana passada (de 14 a 17) para, reunidos em Aracaju, discutir os desafios enfrentados pelo Judiciário e como aumentar a eficiência nos serviços prestados à sociedade. O II Encontro Nacional do Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça (Consepre), realizado no Palácio da Justiça, teve como anfitrião o presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe e secretário de Relações Institucionais do Consepre, desembargador Edson Ulisses de Melo.

O vice-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Guilherme Gonçalves Strenger, representou a Presidência do Judiciário e levou até os participantes a experiência paulista a respeito do trabalho remoto durante o período da pandemia, destacando a expressiva produtividade e o bom funcionamento do sistema virtual. Defendeu, também, a aprovação da PEC 63/13, que visa a instituir a parcela indenizatória de valorização por tempo de magistratura (VTM). “Fomos muito bem recebidos, tanto pelo presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe como pelos demais integrantes do Consepre. Registro os agradecimentos do Tribunal de Justiça de São Paulo. A troca de experiências é sempre proveitosa e Aracaju não sairá de nossa memória, seja pela qualidade de seu povo, pelas belezas naturais que o Estado ostenta, seja pelo aprendizado desses dias.”         

Segundo o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná e do Consepre, desembargador José Laurindo de Souza Netto, a Justiça Estadual atende a 80% da demanda processual do país. “É uma parcela significativa naquilo que diz respeito ao Poder Judiciário. Então, é importante que os presidentes dos TJs se reúnam acerca de assuntos que dizem respeito à sua independência e autonomia, tanto administrativa como financeira. Nosso Conselho tem uma gestão colaborativa, com troca de ideias, e esse encontro aqui em Aracaju significa a união dos presidentes em torno desses propósitos, com destaque para a tecnologia, segurança da informação e toda a gestão de pessoal.”

Muitas personalidades prestigiaram a abertura do II Encontro Nacional do Consepre, entre elas o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Luciano Bispo; o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira; o presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju, Josenito Vitale; o presidente da Associação dos Magistrados de Sergipe (Amase), juiz Roberto Alcântara, entre outras.

 

Cultura sergipana – O evento foi aberto com uma apresentação do Quinteto de Cordas da Orquestra Jovem de Sergipe, sob a regência do maestro Alisson Anselmo. O projeto tem como principal objetivo proporcionar a 270 crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, dos bairros Santa Maria e 17 de Março, a iniciação e o aprimoramento musical por meio do estudo de instrumentos. O hino de Sergipe foi entoado pelo maestro Dida. No final da noite, houve apresentação do Barco de Fogo, guerra de espadas e Batucada Buscapé, manifestações tradicionais dos festejos juninos do município de Estância (SE).

A abertura do segundo dia da programação foi realizada pelo ministro Marco Aurélio Belizze Oliveira, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que discorreu sobre “Os desafios e perspectivas dos tribunais acerca da inteligência artificial”, quando foram apresentados dados de pesquisa realizada pelo Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Poder Judiciário, da Fundação Getúlio Vargas. Em seguida, houve a reunião dos integrantes do Conselho, em que foi ressaltada a importância da instituição do VTM.

 

Sobre o Consepre – Criado em novembro de 2021 e resultante da união do Conselho de Tribunais de Justiça e do Colégio de Presidentes de Tribunais de Justiça, o Consepre tem entre seus objetivos a defesa das prerrogativas e funções institucionais do Poder Judiciário, especialmente no âmbito Estadual; o intercâmbio de experiências administrativas e judiciais dos TJs; e a intermediação das relações entre os Tribunais e diferentes esferas de governo, poderes constituídos e as organizações públicas e privadas, para aperfeiçoamento da prestação da tutela jurisdicional. Na programação de Aracaju, houve palestras e painéis sobre inovações tecnológicas, acessibilidade ao Judiciário, saúde dos magistrados e servidores, gestão financeira, entre outros temas. O próximo encontro do Consepre será entre os dias entre os dias 24 e 26 de agosto, no Tribunal de Justiça de Goiás.

 

 

*Com informações do TJSE

 

 

        Comunicação Social TJSP – RS (texto) / TJSE (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br

 

        Siga o TJSP nas redes sociais: 
        www.facebook.com/tjspoficial
        www.twitter.com/tjspoficial
        www.youtube.com/tjspoficial    
        www.flickr.com/tjsp_oficial
        www.instagram.com/tjspoficial
        www.linkedin.com/company/tjesp

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP