Nuapsi: estrutura voltada ao atendimento psicossocial dos integrantes do TJSP

Setor é vinculado à Presidência.

 

    O Núcleo de Atendimento Psicossocial aos Magistrados e Funcionários do Tribunal de Justiça de São Paulo (Nuapsi), órgão vinculado à Presidência, atende magistrados, servidores ativos e inativos, estagiários e terceirizados do TJSP, atuando na prevenção e promoção da saúde mental e no desenvolvimento profissional. Desde 1995 o setor está em atividade, mas a Portaria nº 10.013, de dezembro de 2021, reestruturou e adequou as normas e as atribuições da área.

    Na última sexta-feira (24), a Comissão de Coordenação do Núcleo realizou reunião virtual para apresentar a nova estrutura a funcionários e magistrados. A presidente da Comissão, desembargadora Maria Cristina Zucchi, parabenizou a Presidência do TJSP pela estruturação e afirmou que representa uma “conquista sem precedentes”. “O Psicossocial deixou de ser apenas um Serviço, que não tinha existência independente e autônoma dentro da estrutura organizacional do Tribunal”, afirmou. O desembargador Mauricio Valala, também integrante da Comissão, saudou os presentes e destacou que as atualizações são importantes para que “cada vez mais obtenhamos o progresso necessário para o aperfeiçoamento do atendimento”. O desembargador José Roberto de Souza Meirelles completa a Comissão. Durante a reunião as supervisoras Anna Paula Andrade de Moraes Lopes e Maria Teresa Gonçalves Rebello apresentaram, respectivamente, a estrutura do Serviço Psicossocial Clínico e do Serviço Psicossocial Vocacional. Conheça suas atividades:

 

    Serviço Psicossocial Clínico

    Oferece, em todas as suas unidades, programas de acolhimento e triagem, atendimento psicossocial individual e psicoterapia breve. Conforme a demanda de cada região, também podem ser realizados grupos terapêuticos, atendimento de casais e suas famílias e outras atividades. De acordo com a avaliação, casos que necessitem de acompanhamento por tempo indeterminado ou que não atendam aos critérios técnicos de indicação aos tratamentos oferecidos pelo Serviço são encaminhados aos recursos comunitários de saúde, sejam públicos ou privados. O sigilo é garantido. Integrantes do TJSP podem encontrar os contatos do Serviço Psicossocial Clínico na página da intranet. De acordo com o relatório anual de 2021, foram agendados 4,9 mil atendimentos durante o período.

 

    Serviço Psicossocial Vocacional

    Entre suas atividades está o atendimento de magistrados e candidatos à Magistratura, com acompanhamento psicossocial dos juízes vitaliciandos e vitalícios (estes de acordo com a procura ou indicação). Promovem o Programa de Preparação para Aposentadoria, a avaliação psicológica dos candidatos ao Concurso de Ingresso na Magistratura, a participação na Comissão de Avaliação das Cotas Raciais dos Concursos de Ingresso na Magistratura, a avaliação psicossocial de juízes em disponibilidade, além do Programa de Orientação Profissional para filhos e netos de servidores ou magistrados. Interessados podem entrar em contato pelo e-mail spvocacional@tjsp.jus.br.

 

    N.R.: texto originalmente publicado no DJE de 29/6/22.

 

    Comunicação Social TJSP – GA (texto) / KS e PS (imagens) / MK (layout)

    imprensatj@tjsp.jus.br

 

    Siga o TJSP nas redes sociais:

    www.facebook.com/tjspoficial

    www.twitter.com/tjspoficial

    www.youtube.com/tjspoficial

    www.flickr.com/tjsp_oficial

    www.instagram.com/tjspoficial

    www.linkedin.com/company/tjesp

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP