Boas práticas: PJ de Monte Alto recebe alunos do ensino médio e relacionamento institucional permite realização de júri em edifício da OAB
Atos que aproximam PJ dos cidadãos.
A Comarca de Monte Alto vivenciou, nos últimos dias, duas situações singulares. Em 27 de junho, a 158ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil cedeu espaço em sua recém-construída sede para a realização de uma sessão do júri, já que no fórum não há local suficiente e a Câmara Municipal, onde as sessões do júri são realizadas, passa por reformas estruturais. O excelente relacionamento entre as instituições e entidades da comarca permitiu que o ato judicial fosse levado a efeito dentro da regularidade e dotado de mais comodidade aos participantes.
O júri, presidido pela magistrada Juliana Francini dos Reis Costa, condenou o réu, pelo crime de tentativa de homicídio qualificado, à pena privativa de liberdade de 13 anos e 4 meses de reclusão, no regime inicial fechado. Durante a realização do julgamento, a juíza agradeceu a todos os envolvidos no julgamento, em especial ao presidente e à vice-presidente da 158ª Subseção de Monte Alto, respectivamente, Marcelo Zochio de Brito e Karen Pinhatti; ao representante do Ministério Público promotor de Justiça, Flávio Leão de Carvalho; ao advogado de defesa Carlos Alberto Telles e aos servidores das instituições que contribuíram para o desfecho satisfatório do ato. Para o juiz diretor do fórum, Gilson Miguel Gomes da Silva, “a efetivação desse júri histórico foi coroada com o anúncio de que outro será realizado, nas mesmas dependências da OAB local, no próximo dia 15 de agosto.”
Segundo o magistrado, outro fato que demonstra o bom relacionamento das instituições se deu em 1º de julho: alunos dos 1º e 2º anos do ensino médio da E. E. Dr. Luiz Zacharias de Lima, em parceria com a ETEC Alcides Cestari – devido à integração do curso Técnico em Administração e Técnico de Informática, com foco na internet – visitaram as instalações do fórum. Os estudantes estavam acompanhados pelos professores Márcio Roberto Gonçalves de Vazzi (Informática) e Andressa Aparecida Derique (Curso de Administração). Os alunos estavam vivenciando o “Projeto Cidadão Consciente”, que trabalha os valores éticos e morais, além de questões técnico-sociais como hierarquia, responsabilidade e empatia. O projeto teve início em abril, com abordagem à Constituição Federal, onde os alunos tiveram contato com seus principais direitos e deveres; em seguida, realizaram o estudo da constituição política e administrativa do país e, após, visitaram os três Poderes, para vivenciarem, na prática, o funcionamento de cada órgão.
A visita contou com a participação de onze alunos – seis do curso técnico de informática e cinco do curso técnico de administração – que obtiveram informações do funcionamento da área administrativa, cartório do Distribuidor, cartórios do 2º Ofício e 3º Ofício, locais em que os servidores discorreram sobre o trabalho realizado nos cartórios e responderam as diversas perguntas formuladas pelos alunos. Também conheceram a sala de apoio da OAB, sala de audiência da 2ª Vara, sala da Administração e o protocolo de petições.
“Na visitação ao 1º Ofício, os estudantes conheceram os programas de informática utilizados e a divisão de trabalho no âmbito das seções do judiciário, para agregarem conhecimentos nas áreas de informática e administrativa”, relatou o juiz Gilson Miguel Gomes da Silva, que também respondeu várias perguntas atinentes aos cargos existentes no Judiciário. Em clima de total descontração e com muito respeito, os alunos se sentaram na cadeira do magistrado e experimentaram a toga. “Não sem antes receberem informações de sua simbologia e valores”, relatou o juiz, que viu com muito bons olhos esse contato. “A visita se revelou, mutuamente, enriquecedora, pois o Judiciário local pôde manter contato com as necessidades dos alunos, ao passo que se mostrou fonte de transmissão de conhecimentos e de motivação aos alunos, de forma a contribuir com o ‘Projeto Cidadão Consciente’ e, quem sabe, despertar vocações para as carreiras do sistema de Justiça”, concluiu o magistrado.
Comunicação Social TJSP – RS (texto) / Comarca de Monte Alto (fotos)
Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial
www.linkedin.com/company/tjesp